Booktrack

Empresa Lança Tecnologia que Insere Trilha Sonora em eBooks

da Redação Ebooks, ereaders, Tecnologia Deixe um comentário

Nem sempre uma novidade em interação de livros digitais precisa ser incrível e fantástica. A startup novaiorquina Booktrack – da qual o diretor é Peter Thiel, um dos diretores do Facebook e criador do PayPal – acaba de lançar uma tecnologia homônima que traz trilha sonora para seus livros.

Conforme a leitura, o Booktrack vai calculando a velocidade em que o leitor “vira” as páginas e ajusta a trilha para que ela se adeque ao ritmo da pessoa. E não são apenas músicas. É possível ajustar também som ambiente e efeitos sonoros. A empresa diz que as trilhas têm qualidade de áudio de cinema e possibilitam uma imersão jamais antes entregue por ebooks.

É um recurso simples de certa forma, que não agride o jeito “tradicional” de um livro, mas que traz uma nova camada de imersão à leitura. Quem nunca quis que seu livro de suspense tivesse aquela música tensa e dramática ao fundo? E não seria interessante dar um pequeno pulo no sofá quando uma porta batesse abruptamente justamente no trecho em que o personagem está escondido embaixo da cama?

A ideia da Booktrack é deveras interessante. Muitas vezes um eBook pode ser mais interativo com sons, ruídos e trilha sonora do que com um vídeo, já que o som ajuda na imaginação de uma cena, mas não a escreve totalmente, deixando a melhor parte para o leitor.

Por enquanto, os produtos da Booktrack estão disponíveis apenas para iPad e iPhone, mas eles prometem para breve uma versão para a tablet Galaxy da Samsung. Dos cinco livros já publicados, quatro deles estão disponíveis de graça. Mais quatro livros são esperados, com obras de Shakespeare e Charlotte Bronte. É importante notar que a Booktrack não é uma editora, e por isso pode lançar versões “musicais” de qualquer livro que peça essa demanda.

Baixei um dos títulos, The Adventures of Sherlock Holmes: The Adventure of the Speckled Band de Sir Arthur Conan Doyle, para teste. Após uma breve leitura, posso dizer que é realmente muito diferente e interessante ler com esse recurso. O som pode ficar apenas nos fones de ouvido e você simplesmente “mergulha” na história. Quase, quase como ver um filme.

Confira um sobre o produto:

httpv://www.youtube.com/watch?v=K1rLBnltxV0

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoEmpresa Lança Tecnologia que Insere Trilha Sonora em eBooks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *