Booktrack

Empresa Lança Tecnologia que Insere Trilha Sonora em eBooks

da RedaçãoAtualizado em: Ebooks, ereaders, Tecnologia Deixe um comentário

Nem sempre uma novidade em interação de livros digitais precisa ser incrível e fantástica. A startup novaiorquina Booktrack – da qual o diretor é Peter Thiel, um dos diretores do Facebook e criador do PayPal – acaba de lançar uma tecnologia homônima que traz trilha sonora para seus livros.

Conforme a leitura, o Booktrack vai calculando a velocidade em que o leitor “vira” as páginas e ajusta a trilha para que ela se adeque ao ritmo da pessoa. E não são apenas músicas. É possível ajustar também som ambiente e efeitos sonoros. A empresa diz que as trilhas têm qualidade de áudio de cinema e possibilitam uma imersão jamais antes entregue por ebooks.

É um recurso simples de certa forma, que não agride o jeito “tradicional” de um livro, mas que traz uma nova camada de imersão à leitura. Quem nunca quis que seu livro de suspense tivesse aquela música tensa e dramática ao fundo? E não seria interessante dar um pequeno pulo no sofá quando uma porta batesse abruptamente justamente no trecho em que o personagem está escondido embaixo da cama?

A ideia da Booktrack é deveras interessante. Muitas vezes um eBook pode ser mais interativo com sons, ruídos e trilha sonora do que com um vídeo, já que o som ajuda na imaginação de uma cena, mas não a escreve totalmente, deixando a melhor parte para o leitor.

Por enquanto, os produtos da Booktrack estão disponíveis apenas para iPad e iPhone, mas eles prometem para breve uma versão para a tablet Galaxy da Samsung. Dos cinco livros já publicados, quatro deles estão disponíveis de graça. Mais quatro livros são esperados, com obras de Shakespeare e Charlotte Bronte. É importante notar que a Booktrack não é uma editora, e por isso pode lançar versões “musicais” de qualquer livro que peça essa demanda.

Baixei um dos títulos, The Adventures of Sherlock Holmes: The Adventure of the Speckled Band de Sir Arthur Conan Doyle, para teste. Após uma breve leitura, posso dizer que é realmente muito diferente e interessante ler com esse recurso. O som pode ficar apenas nos fones de ouvido e você simplesmente “mergulha” na história. Quase, quase como ver um filme.

Confira um sobre o produto:

httpv://www.youtube.com/watch?v=K1rLBnltxV0

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a Simplíssimo, escreva para contato@simplissimo.com.br

SimplíssimoEmpresa Lança Tecnologia que Insere Trilha Sonora em eBooks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.