Empresas alemãs anunciam ‘Kindle killer’ local

da Redação Ebooks, Mercado Deixe um comentário

Três grandes redes de livrarias alemãs – Thalia, WeltBild, e Hugendubel -, a Deutsche Telekom e a Bertelsmann (proprietária da Random House) anunciaram que irão lançar um concorrente local para o Kindle, da Amazon: o eReader Tolino Shine.

O aparelho será lançado na próxima semana, mais especificamente no dia 7 de março. De início serão oferecidos 300 mil títulos, e o preço do leitor digital será de 99 euros (equivalente a US$ 128). A vantagem da parceria é que os livros podem ser acessados na nuvem da Deutsche Telekom sem custos, a partir de um dos 11 mil pontos de acesso espalhados pelo país.

As livrarias parceiras, juntas, somam 1,5 mil lojas na Alemanha, onde os aparelhos devem ser vendidos exclusivamente. Em entrevista ao Buchreport, site direcionado ao mercado editorial alemão, o CEO da WeltBild, Carel Halff, afirmou:

O objetivo da parceria é criar uma plataforma competitiva e singular para produtos digitais, especialente para leitura digital. Essa plataforma requer vendas muito fortes… Apenas no nosso grupo nós teremos poder suficiente para operar essa plataforma e desenvolvê-la economicamente

No YouTube já está disponível um hands-on do Tolino Shine (em alemão). Pelo vídeo, dá pra saber que é um aparelho leve e de fácil manuseio. Mas a tela reflete luz suficientemente bem para incomodar a leitura em ambientes muito claros.

Algumas características prometem ser superiores às do device da Amazon. O espaço em disco é de 4 GB, enquanto o do Kindle mais básico é 2 GB (1,25 GB utilizáveis pelo usuário). A bateria do Tolino dura 7 semanas, contra 4 do concorrente global – esse valor pode variar dependendo da frequencia de uso do wi-fi.

Fora isso, não há outros grandes atrativos no hardware ou software. O que pode mesmo atrair a atenção dos leitores são as vantagens oferecidas pelas empresas envolvidas na parceria, que são gigantes no mercado local.

Características

Arquivos suportados: ePub (apenas), PDF e TXT
Tela: 6 polegadas touchscreen, com tecnologia E-ink HD
Espaço em disco: 4GB flash storage (expansível com cartão microSD)
Duração da bateria: 7 semanas

Com informações do The Bookseller e The Digital Reader

SimplíssimoEmpresas alemãs anunciam ‘Kindle killer’ local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *