bebook-logo

Endless Ideas, do eReader Bebook, Pede Falência

06/01/2012
 / 

As notícias estão estranhas esses dias. Após a Kodak anunciar que pode pedir concordata até fevereiro, vemos mais uma empresa de tecnologia pedindo as contas. A Endless Ideas, empresa holandesa fabricante da linha de eReaders Bebook, entrou ontem com pedido de falência.

O motivo, segundo a empresa, teria sido a forte concorrência do mercado. Pare que a Endless Ideas não teria conseguido acompanhar as inovações do mercado, trazidas principalmente pela Amazon, Barnes & Noble e Kobo, entre muitas outras. Além disso, a concorrência do eReader não é só mais entre fabricantes, mas também com tablets, que estão sendo lançadas aos montes e possuem muito mais funções do que um leitor eletrônico de livros.

O preço, então, nem se fala. Muitos de seus dispositivos continuam a custar entre 200 a 300 euros, enquanto o novo Kindle chegou à Europa custando 89 euros. A Bebook lançou vários eReaders ao longo dos anos, mas não foi bem aceito, principalmente para a Europa e, mais particularmente, na Holanda. Eles já lançaram o Neo Bebook, One, Club, Mini, e o recém-lançado Club S. Ela começou em 2008, quando importava o aparelho chinês Hanlin V6. Até uma tablet, a Live, eles lançaram.bebook-ereader

De acordo com o artigo do site Good E-Reader, a empresa tentou se manter à tona, tentando solidificar parcerias com escolas, lojas de eletrônicos, e várias outras empresas. Obviamente, isso não deu certo, e a empresa estava sangrando dinheiro em uma grande quantidade de estoque e sem compradores.

O site também afirma que a intenção da empresa é ser reformulada sob uma bandeira diferente e tendo a sua propriedade intelectual com eles, a menos que os credores ponham as mãos nelas primeiro. Resta ver se eles vão realmente entrar no espaço novamente sob uma nova empresa. A Cool-ER, uma outra empresa europeia também foi à falência no ano passado e tinha aspirações a re-entrar no mercado, mas acabou por abandoná-lo completamente.

Uma das falhas da Bebook foi o recém-lançado Club S, que ganhou atenção quando foi lançado no final do ano passado. Muitos clientes se sentiam alienados por causa da falta de apoio e o fato de que muitas unidades foram enviadas com um bug que fazia o aparelho entrar em looping.

Porque deu errado

Uma pequena lista do que a Bebook deixou de fazer:

  • Aparelho ruim, com defeitos e falta de suporte;
  • Não fez parcerias com livrarias, editoras e nem lançou sua própria loja de eBooks;
  • Preços altos, comparados a aparelhos melhores e mais baratos;
  • Falta de inovação, não acompanhou o passo da indústria.

Esses são itens essenciais para quem quer seguir nesse negócio, e podem ser claramente vistos nas grandes empresas que já citei e também em outras que correm para também se firmarem, como a WH Smith e a Waterstones. Não agradou o consumidor com qualidade, suporte e preço, e não agradou o varejo com parcerias. Deu nisso. Uma pena.

Com informações do The Digital Reader.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293