Image

EPUB3: desenvolvedores já podem criar apps nativos

02/04/2013
 / 

A experiência de leitura de eBooks em breve irá se tornar bem mais interessante. O International Digital Book Forum (IDPF), através da Readium Foundation, liberou o SDK (kit de desenvolvimento de software) para desenvolvedores independentes criarem aplicativos, extensões e funcionalidades para o formato ePub3.

O lançamento coincide com a formalização da Readium Foundation, durante a Feira do Livro de Paris. A Readium.org foi criada no ano passado para desenvolver um aplicativo para o browser Chrome capaz de ler arquivos ePub3 com suporte total. Agora a entidade ganhará mais uma tarefa: estimular os desenvolvedores a criar aplicações nativas para dispositivos móveis através do seu motor de renderização para apps nativos.

Isso é algo interessante. A maioria dos softwares leitores de eBooks em tablets e smartphones são proprietários – desde o Kindle até o iBooks. Usando o Dropbox é possível “obrigar” o iBooks a abrir um livro digital que não foi adquirido pelo dispositivo, mas o que o IDPF pretende fazer é mais ou menos o que o W3C fez com a Web: impedir que um “browser” ou leitor monopolize o mercado e force os leitores a utilizarem apenas uma plataforma, mantendo os interesses comerciais apenas no mercado de conteúdo e dissolvendo um pouco mais os ecossistemas proprietários.

De acordo com a Readium, uma das empresas mais generosas foi a Kobo. Pelo menos na doação de conhecimentos em arquitetura de software e códigos. “Vários outros apoiadores contribuíram com recursos e expertise, incluindo a Bluefire Productions, Evident Point e [o próprio] IDPF”, declarou a entidade em release.

Outros membros da Readium Foundation incluem empresas e instituições como a ACCESS, Aldiko, Baker & Taylor, Benetech, Bokbasen, DAISY Consortium, Datalogics, De Marque, DILICOM, eBook.de, Eden Livres, Editis, Feedbooks, Firebrand Technologies, Hachette Livre, Izneo, LIA (da Associação de Editores Italianos), Mantano, Numilog, Rakuten, Sony Corporation, TXTR, e Vibal Publishing House.

Essas companhias estão juntas por uma causa – que, no final, será financeiramente boa para todos: acelerar a adoção de eBooks. E, aparentemente, a melhor maneira de conquistar novos clientes é abrindo mão da concorrência e da propriedade. “A Fundação Readium é neutra e aberta a todos, e irá operar de maneira transparente para melhorar a qualidade e consistência para o ePub3 entre as implementações. Cada um dos membros se comprometeu com contribuições significativas”, publicou, em nota.

Com informações do Publishers Weekly

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293