Logotipo CBL - Câmara Brasileira do Livro

Escola do Livro: Economia Criativa – Do Conceito Aos Negócios

16/02/2012
 / 

No dia 23 de março, a Escola do Livro da CBL promoverá o curso Economia Criativa – Do Conceito Aos Negócios. A palestrante será Ana Carla Fonseca.

Objetivos

A economia criativa, ao abranger setores culturais e os neles inspirados, reforça uma dimensão amplamente aspiracional da economia: a diferenciação de produtos e serviços, com alto valor agregado potencial  e inclusão de talentos. Seu impacto sobre os setores econômicos tradicionais multiplica os benefícios dos setores criativos sobre todas as cadeias nas quais se inserem, incrementado o impacto econômico e favorecendo a originalidade e a competitividade de produtos, serviços e marcas.

Apesar de o tema estar ainda em evolução no Brasil, nosso País, por sua pujança econômica, sua diversidade social e sua efervescência cultural, ocupa posição privilegiada no âmbito da economia criativa. Criar um ambiente favorável à concretização do potencial criativo de nossas empresas e talentos, revelando oportunidades de negócios ainda inexplorados e direcionando políticas favoráveis à conversão de criatividade em inovação, requer conscientização de agentes públicos e privados e o desenho de uma estratégia amplamente articulada.

Nesse quadro, o exercício da leitura é fundamental para estimular a imaginação e a criatividade; praticar raciocínio lógico, o questionamento e espírito crítico; e para capacitar nossos talentos a transformarem sua criatividade em inovação.

Programa

  • A entremeada relação entre cultura, geopolítica e economia;
  • Princípios da economia da cultura – produção, distribuição, demanda. O impacto das tecnologias digitais;
  • Distorções de mercado e políticas públicas;
  • Da economia da cultura às indústrias criativas – eclosão de um conceito e sua contextualização em um cenário de mudanças;
  • Das indústrias criativas à economia criativa – ampliando o debate;
  • Estatísticas mundiais sore o impacto econômico da economia criativa;
  • Oportunidades de negócios nas cadeias criativas;
  • Estudos de caso de transformação social, econômica e urbana norteada por projetos urbanos ligados a cultural e criatividade. O caso dos Parques-Biblioteca de Bogotá e Medellín;

Palestrante

Ana Carla Fonseca é administradora Pública pela FGV, Economista, Mestre cum laude em Administração de Empresas pela USP, com MBA pela Fundação Dom Cabral e Doutora em Urbanismo pela USP. Liderou projetos regionais e globais por 15 anos, em marketing e gestão do conhecimento de multinacionais na América Latina, Londres e Milão. Desde 2004 é sócia-diretora da Garimpo Soluções, empresa pioneira em economia, cultura e desenvolvimento. Assessora em economia criativa para a ONU. É autora dos livros Marketing Cultura e Financiamento da Cultura e Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que ganhou o Prêmio Jabuti em 2007.

Informações

Data: 23 de março de 2012, das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Local: Câmara Brasileira do Livro – Rua Cristiano Viana, 91 – Pinheiros – São Paulo – 05411-000
Valores: R$165 (Associados CBL), R$260 (Associados de entidades congêneres, professores e estudantes) e R$330 (não associados)
Link para inscrição: Aqui.

Mais informações do curso podem ser obtidas pelo email escoladolivro@cbl.org.br ou pelo telefone (11) 3069-1300.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293