Adobe InDesign

Especial Verão! Parte 2 | InDesign Diet – Dieta Para Reduzir o Peso do Seu Arquivo

Felipe Santos Notícias Deixe um comentário

Confira a primeira parte do artigo aqui.

Otimizando as exportações

Um arquivo de InDesign é apenas uma etapa do processo. Nele inserimos arquivos em diferentes formatos para montar e formatar layouts que serão finalizados para diferentes mídias em diferentes formatos como PDF e SWF. Então, o tamanho dos arquivos exportados do InDesign é tão importante, se não mais, quanto o tamanho do arquivo .indd que o gerou.

Reduzindo o tamanho de arquivos PDF

A maneira mais fácil de reduzir o tamanho de arquivos PDF pelo InDesign é usar de maneira prudente as configurações de exportação. Estas opções lhe oferecem uma serie de controles para escolher o que incluir em um PDF (e o que deixar no InDesign). Você pode otimizar o tamanho em diferentes atributos, como: transparência, resolução correta das imagens, convertendo cores desnecessárias para seu espaço de cor correspondente, e sempre definindo as fontes. Note que isso significa que você pode ter que desviar do caminho das configurações pré definidas do PDF, ou fazer a sua própria configuração.

Por exemplo, digamos que você esteja colocando uma newsletter em um site, para que os usuários possam imprimir em impressoras comuns. A definição PDF/X-3 é um bom ponto de início para isso, contudo você pode manter a qualidade visual do trabalho e reduzir o tamanho do arquivo significativamente, diminuindo a qualidade da imagem dos menus pop-up (no painel Compression da caixa de diálogo Export PDF) para High, ou até mesmo Medium, e alterando todos os campos “pixels per inch” para 150 (Figura 1)”.

Figura 1: Caso seu documento seja destinado a impressoras domésticas à laser ou jatos de tinta, reduza a resolução e a qualidade do JPEG para reduzir o tamanho do arquivo

Então aumente a compatibilidade para o Acrobat 6 ou maior, de modo que a transparência não seja achatada (flattener). Transparência achatada pode aumentar e muito o tamanho do PDF.
Mantenha algo em mente: se você está tentando fazer um PDF menor, certifique-se de seus perfis CMYK não estão inclusos. Eles podem aumentar significativamente um arquivo. Em geral, isto significa escolher Don’t Include Profiles no menu pop-up Profile Inclusion Policy (no painel Output na caixa de diálogo Export PDF).

Por exemplo, essa única mudança pode significar a diferença entre um arquivo de 50K ou 1MB (Figura 2). Caso você tenha o Acrobat Professional, tem ainda mais ferramentas para reduzir o tamanho de seu arquivo PDF.

Figura 2: A diferença entre incluir ou não perfis de cor é trabalhar com um PDF de 500K ou 10K. Qual dos dois os usuários gostam mais?

Você pode fazer uso do Distiller para exportar PDFs ao invés de usar o InDesign. O Distiller tende a gerar PDFs menores do que o InDesign, ainda menores do que a configuração [Smallest File Size] do InDesign. Mas o que você economiza no tamanho do arquivo, você paga por perda de conveniência, um vez que ele demora mais para exportar um arquivo PostScript (na caixa de diálogo Imprimir) e então refina ele em um PDF que é exportado diretamente do InDesign. Você também perde toda a interatividade (hyperlinks e bookmarks, por exemplo) e a transparência é sempre achatada. A melhor maneira de reduzir seus PDFs é exportar os mesmos diretamente do InDesign, e então use o Acrobat Pro para reduzir seu tamanho.

Um método simples e direto é ir até Document > Reduce File Size. De qualquer forma, isso não lhe oferece muito controle sobre como o tamanho do arquivo é reduzido (você não escolhe qual informação você irá deixar para trás). Uma abordagem muito melhor é usar o comando PDF Optimizer, encontrado no Menu Advanced (Figure 3). Isso permite que você verifique o PDF para ver exatamente quanto cada parte do documento adiciona ao tamanho do arquivo. Com essa informação, você pode seguramente reduzir o tamanho de suas imagens, não incorporar fontes, e descartar qualquer outra informação até seu PDF ficar tão pequeno quanto necessário. Como uma conveniência adicional, você pode salvar suas configurações para reutilizar no próximo PDF que vier.

Reduzindo o tamanho de arquivos SWF

Quando você exporta SWFs pelo InDesign, não tem tantas opções como quando exporta um PDF. Você pode fazer os SWFs um pouco menores no InDesign aplicando uma compressão JPEG, limitando seu frame rate para apenas o necessário, e escolhendo Flash Classic Text. Fuja de páginas rasterizadas e de converter textos em curvas, todos os dois podem aumentar significativamente o tamanho do SWF exportado. Mas aqui está o problema: O InDesign sempre adiciona um bocado de coisas extras nos seus arquivos SWF, como rotinas de ActionScript que podem não ser necessárias para as animações no SWF. Por isso não importa o que você faça, esses arquivos SWF raramente são pequenos o suficiente para serem usados em banners para web.

Figura 3: A característica Optimize do Acrobat Pro pode reduzir um PDF significativamente. Caso você precise reduzir e controlar ainda mais, considere uma funcionalidade de terceiros, como o PDFshrink, do Apago.

De qualquer forma, devemos notar que, assim como o Acrobat pode lhe ajudar a reduzir o tamanho de seus PDFs, o Flash Professional pode colocar seus SWFs em uma dieta. Ao invés de exportar os SWFs diretamente do InDesign, você pode exportar um arquivo FLA e usar as definições de publicação do Flash Pro para fazer um pente fino na saída dos seus arquivos.

Infelizmente converter um FLA do InDesign para um SWF pronto para publicação não é uma tarefa simples, e pode requerer alguma codificação. Mas se é um simples banner, você pode gerenciar isso sem um programador olhando junto do seu ombro.

Colocando seus PDFs e SWFs em forma

  • NÃO conte com as definições de saída do InDesign para reduzir seus arquivos;
  • NÃO inclua perfis CMYK quando exportar arquivos a partir do InDesign;
  • USE o comando PDF Optimizer Acrobat Pro após exportar seus PDFs pelo InDesign;
  • EXPORTE FLAs pelo InDesign e use as definições do Flash Pro para reduzir o SWF.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoEspecial Verão! Parte 2 | InDesign Diet – Dieta Para Reduzir o Peso do Seu Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *