iTunes loja virtual

Estados Unidos Também Investigam Preço Fixo da Apple

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Parece que o problema está se alastrando. Noticiamos anteontem aqui que a Comissão Europeia havia iniciado uma investigação contra a Apple e grandes editoras, afim de esclarecer um possível cartel de preços.

iTunes loja virtual

Ontem foi então noticiado que o Estados Unidos também iniciaram uma investigação contra as Big Six (no caso, cinco) – seis maiores editoras dos Estados Unidos, quiçá do mundo – afim de esclarecer o mesmo problema. Os Departamento de Justiça americano confirmou que está investigando os preços dos eBooks, com foco mais específico no caso de conluio pela Apple e editoras para fixar o preço dos títulos.

Sharis Pozen, chefe do Departamento de Justiça especializado em antitruste, confirmou em frente a um painel do Congresso que já vinha realizando uma investigação desde o ano passado. “Nós também estamos investigando a indústria de livros eletrônicos, juntamente com a Comissão Europeia e os advogados dos estados gerais”. E parece que o Departamento de Justiça está investigando os mesmos 5 editoras como todos os outros: Macmillan, Simon & Schuster, Penguin, Hachette, e HarperCollins. Mais uma vez a Random House ficou de fora.

O chamado Modelo de Agência é um sistema onde os editores definem um preço fixo de varejo e recolhem uma redução de 70% desse preço. Lojas que vendem eBooks são consideradas agentes dos editores e não podem abaixar seus preços. As grandes editoras entraram nessa com a Apple visando brecar o poder da Amazon no mercado, mas acabaram saindo da panela para o fogo.

A ações de classe reclamam que os preços agência é um cartel ilegal. Aqui está como a queixa descreve: “Como resultado direto desta conduta anti-competitiva, como pretende a conspiração, o preço do eBooks disparou. O preço de novos best-sellers em eBooks aumentou para uma média de US$12 a US$15, um aumento de 30% para 50%.”

Tirando poder da Amazon, passaram tudo para a Apple, que agora faz o que bem quer com todos eles. De um dia para o outro, decidiu que as eBookstores que vendiam livros dentro de aplicativos deveriam pagar uma taxa de 30%. Naturalmente ninguém poderia pagar por isso, uma vez que eles estavam ganhando apenas 30%. Editoras e desenvolvedoras indies faliram, e a Apple acabou baixando um pouco a guarda, mas ainda não permite lojas dentro de aplicativos.

Será que isso vai dar em algo?

Com informações do The Digital Reader e paidContent.

SimplíssimoEstados Unidos Também Investigam Preço Fixo da Apple

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *