Google Books

Google Encerra Parceira Com Livrarias Independentes

da Redação Autores, Notícias Deixe um comentário

Um comunicado enviado pelo Google informa que em janeiro de 2013 ele estará cancelando o eBookstore Reseller Program, que permitia a livrarias independentes e de bairro venderem eBooks em seus sites, aumentando tráfego online e gerando mais receitas.

A partir de então, apenas o programa de afiliados continuará a funcionar, e os eBooks só serão vendidos no Google Play, a plataforma da Google que agrega jogos, livros, filmes e outras mídias.

Ao todo, 16 parceiros ficarão na mão, entre eles os programas de comércio independente da Powell Books e da American Booksellers Association. Em uma carta Oren Teicher, CEO da ABA, declarou estar desapontada com a decisão da empresa, considerando o fato uma quebra de confiança.

Mas não deve ser tão ruim assim. Tanto a ABA como outros parceiros já declararam que hoje existem muitas alternativas às livrarias independentes, e que já estudam uma nova solução.

Significa?

O termino dessa parceria significa que os independentes – sejam autores, livrarias ou editoras – não devem depender de grandes empresas para vender seu conteúdo. Empresas como Google e Amazon não levam esses programas para ajudar o mercado mas, como qualquer corporação (e isso não é ruim), visam seu lucro e subsistência.

Assim, se o programa ou a parceria não dão o lucro esperado, ele simplesmente é cancelado. Dessa forma, independentes precisam se juntar e desenvolver seus próprios meios de comercialização.

Nesse ecossistema de grandes empresas, os independentes vivem sempre em uma situação muito frágil, fazendo concessões para conseguir contratos e oportunidades. Mas se todos se unirem, podem competir com essas corporações.

Eu já vi por aí aplicativos para venda de eBooks indies, e acho que muitas outras soluções podem sair daí. Se você é um autor, não deixe seu trabalho apenas no Smashwords, ou apenas na Amazon. Diversifique, procure sempre outras alternativas. Não espere que os serviços durem para sempre.

Com informações do Publishers Weekly e The Digital Reader.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoGoogle Encerra Parceira Com Livrarias Independentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *