Google Encerra Parceira Com Livrarias Independentes

da Redação Autores, Notícias Deixe um comentário

Um comunicado enviado pelo Google informa que em janeiro de 2013 ele estará cancelando o eBookstore Reseller Program, que permitia a livrarias independentes e de bairro venderem eBooks em seus sites, aumentando tráfego online e gerando mais receitas.

A partir de então, apenas o programa de afiliados continuará a funcionar, e os eBooks só serão vendidos no Google Play, a plataforma da Google que agrega jogos, livros, filmes e outras mídias.

Ao todo, 16 parceiros ficarão na mão, entre eles os programas de comércio independente da Powell Books e da American Booksellers Association. Em uma carta Oren Teicher, CEO da ABA, declarou estar desapontada com a decisão da empresa, considerando o fato uma quebra de confiança.

Mas não deve ser tão ruim assim. Tanto a ABA como outros parceiros já declararam que hoje existem muitas alternativas às livrarias independentes, e que já estudam uma nova solução.

Significa?

O termino dessa parceria significa que os independentes – sejam autores, livrarias ou editoras – não devem depender de grandes empresas para vender seu conteúdo. Empresas como Google e Amazon não levam esses programas para ajudar o mercado mas, como qualquer corporação (e isso não é ruim), visam seu lucro e subsistência.

Assim, se o programa ou a parceria não dão o lucro esperado, ele simplesmente é cancelado. Dessa forma, independentes precisam se juntar e desenvolver seus próprios meios de comercialização.

Nesse ecossistema de grandes empresas, os independentes vivem sempre em uma situação muito frágil, fazendo concessões para conseguir contratos e oportunidades. Mas se todos se unirem, podem competir com essas corporações.

Eu já vi por aí aplicativos para venda de eBooks indies, e acho que muitas outras soluções podem sair daí. Se você é um autor, não deixe seu trabalho apenas no Smashwords, ou apenas na Amazon. Diversifique, procure sempre outras alternativas. Não espere que os serviços durem para sempre.

Com informações do Publishers Weekly e The Digital Reader.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoGoogle Encerra Parceira Com Livrarias Independentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.