Image

Google vai combater pirataria de eBooks com atualização do sistema de busca

14/08/2012
 / 

O Google está lançando novas atualizações no sistema de busca que irão reduzir bastante a quantidade de pirataria que aparece como resultado de uma consulta por um ebook ou uma determinada música, por exemplo. O novo mecanismo de procura irá filtrar os sites que possuem reclamações ativas no DMCA (Digital Millennium Copyright Act), e também sites piratas conhecidos. Google afirma que esta mudança tem a intenção de ajudar os usuários que estão em busca de distribuidores de conteúdo legítimo, como Apple, Amazon, Spotify e Google Books, e fazer com que seja mais difícil para o usuário casual encontrar um site pirata.

Amit Singhal, vice-presidente sênior de engenharia do Google, declarou que não cabe ao Google determinar se um site está violando os direitos autorais ou não – somente os tribunais ou os proprietários dos direitos podem fazê-lo – e complementa: “Sendo assim, enquanto este novo método vai influenciar a posição em que alguns resultados aparecem, nós não vamos remover nenhum site dos resultados de pesquisa, a menos que recebamos um aviso válido de remoção por violação de direitos autorais vindo do detentor dos direitos”. Singhal conclui dizendo que o Google vai continuar a providenciar ferramentas que propiciam uma contranotificação, para que os que acreditam que tiveram seu conteúdo retirado de forma indevida possam restaurá-lo.

Enquanto muitas empresas e consumidores defendem a mudança, acreditando que isso vai ajudar a aumentar as vendas, existem também os usuários que alegam que esta mudança foi conduzida pelos interesses das grandes companhias – cuja intenção seria acabar com a pirataria – e preocupações relativas à privacidade e ao direito do Google de filtrar resultados estão sendo levantadas.

Fonte: Good E-Reader

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293