Grupo das Big Six vira Big Five

Eber Freitas Ebooks, Mercado 1 Comment

As editoras Penguin Books e Random House, controladas respectivamente pelos grupos Pearson e Bertelsmann, são oficialmente uma só a partir desta segunda-feira (1). A operação foi anunciada em outubro do ano passado, e estava sob análise dos principais órgãos antitruste do mundo – Estados Unidos, Europa, China, Canadá, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

A união das duas companhias, cada uma por si só uma gigante das Big Six, forma um colosso da indústria editorial: nada menos do que a maior editora do mundo, com uma previsão de receita anual da ordem de 3,9 bilhões. Segundo comunicado da Penguin Random House, a nova empresa comporta 10 mil funcionários e deverá publicar 15 mil títulos por ano em 9 selos editoriais. Cerca de 30% do mercado global de livros ficará concentrado na Penguin Random House.

A Random House revolucionou o mercado de livros nos anos 50 com uma inovação criativa: a ampliação da utilização do formato brochura aliado a uma boa qualidade de impressão. O grupo foi adquirido pela alemã Bertelsmann em 1998, por US$ 1 bilhão. A Penguin também deve boa parte de seu sucesso aos livros baratos: começou em 1935 com a missão de vender livros de bolso em diversos pontos de venda fora das livrarias convencionais.

Segundo acordo firmado entre as duas companhias, 47% da nova empresa pertencerá à Pearson, e a Bertelsmann ficará com os outros 53%. Markus Dohle, da “antiga” Random House, será o Chief Executive officer (CEO) da nova empresa, enquanto John Makinson será o chairman do corpo diretor. A lista completa dos novos cargos e seus respectivos ocupantes pode ser lida no Publishers Weekly.

Há dois aspectos que devem atrair a atenção dos editores brasileiros. O primeiro é que as duas companhias uniram esforços para avançar em direção a objetivos grandiosos no recente e experimental mercado de eBooks. A outra é que o Brasil está entre os mercados prioritários, segundo afirma Thomas Rabe, CEO da Bertelsmann: “estamos acelerando a transformação para o digital e alavancando todo o espectro de possibilidades que ele oferece. Também estamos promovendo o crescimento regional, especialmente nos mercados emergentes, como China Índia e Brasil”.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eber Freitas

SimplíssimoGrupo das Big Six vira Big Five

Comments 1

  1. Pingback: Material extra do curso Publique Livros, Crie Editoras (4) | Trilhos Urbanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.