Guia para formatar seu eBook no Word

06/07/2021
 / 
por Eduardo Melo
 / 

O Guia de Formatação da Simplíssimo serve para você preparar seu manuscrito do Word para a publicação no formato eBook. Seguindo as orientações do Guia, nosso site poderá converter seu Word para eBook automaticamente, facilitar e agilizando a sua publicação. Para que o ebook fique bom e com qualidade, é muito importante aplicar no seu livro todas as indicações abaixo! Por isso, seja paciente e leia com atenção — você apenas ganha ao formatar seu Word adequadamente, pois aumenta a qualidade do seu ebook e as chances de ele vender melhor e ser recomendado pelos leitores!

1) Algumas questões básicas primeiro

Quanto mais elementos complexos tiver o seu livro (tabelas, caixas de texto, fórmulas…) mais difícil será para o nosso conversor automático gerar um ebook de qualidade. Sendo uma ferramenta automática, ele está longe de ser perfeito. Então, quanto mais simples o seu conteúdo, melhor tende a ser o resultado — um arquivo só de texto obtém resultado melhor do que outro arquivo com tabelas, textos em duas colunas, etc. Por isso, aqui vão avisos importantes antes de você prosseguir:

  • SEPARE SEUS CAPÍTULOS USANDO QUEBRAS DE PÁGINA!
    Não dê um monte de “enters” para separar um capítulo do outro… use quebras de página! Seu ebook ficará muito mais profissional com essa dica super simples (veja como, abaixo).
  • TABELAS: TRANSFORME EM IMAGENS OU REFAÇA COMO TEXTO
    Se o seu livro tem tabelas muito grandes e criadas numa página com tamanho A4, elas não ficarão muito legíveis na tela pequena de um celular, concorda? Pensando nisso, a solução que propomos é a seguinte: crie uma cópia do seu livro só para a conversão em ebook, e transforme as tabelas deste arquivo em imagens. As tabelas seguirão visíveis em todos os tamanhos de tela;
  • LISTAS NUMERADAS: ELIMINE
    Caso você use a função de listas numeradas automáticas em seu arquivo (1, 2, 3, ou a, b, c, etc.), desabilite as listas automáticas do seu arquivo — elas geram erro na conversão para ebook.
  • CABEÇALHOS E IMAGENS DE FUNDO: ELIMINE
    Elementos fixos (cabeçalhos, imagens de fundo) são desconsideradas na produção do ebook, pois os ebooks não têm páginas fixas — o texto flui conforme o tamanho de cada tela. Por isso, evite usar elementos fixos no seu Word.

PARÁGRAFOS: recuos e espaçamento

Para garantir que o corpo do texto do livro seja exibido consistentemente, você precisará recuar parágrafos e definir o espaçamento entre linhas. Para garantir consistência e economizar tempo, modifique o estilo Normal. Isso aplicará a formatação automaticamente em todo o texto.

  1. Na guia Página Inicial, clique com o botão direito do mouse no estilo Normal e escolha Modificar.
  2. Clique na lista Formatar (o menu suspenso no fim da caixa de diálogo) e selecione Parágrafo. Assim, você abre outra caixa de diálogo.
  3. Em Recuo > Especial, defina o recuo da Primeira linha como 5 mm (0,2 pol.).
  4. Em Espaçamento, defina Antes e Depois como 0 pt, e Espaçamento entre linhas como Simples.
  5. Clique em OK.

CAPÍTULOS: formatação de títulos e subtítulos

Especialmente útil para nosso conversor identificar onde começa o seu capítulo/segmento!

Ao escrever seu livro, aplique o Título 1 aos títulos dos capítulos. Isso também ajudará posteriormente, quando você criar o índice.

  1. Coloque o cursor ao lado do título do primeiro capítulo.
  2. Na guia Início, clique em Título 1.
  3. Defina o alinhamento como Central.
  4. Repita para o título de cada capítulo.

SUMÁRIO: como criar um sumário

Você não precisa, obrigatoriamente, colocar um sumário no seu ebook. Mas se você desejar, pode ver como fazer isso nesta página: como criar um Sumário no Word.

COPYRIGHT: página de copyright e outras páginas extras

É de bom tom seu eBook incluir uma página de rosto com o título do livro e o nome do autor.

Os elementos pré-textuais incluem:

  • Título (folha de rosto)
  • Página de dedicatória
  • Direitos autorais. Se você deseja adicionar uma página de direitos autorais, veja aqui um modelo:
    Copyright © 2021 Nome do autor
    Todos os direitos reservados.

Os elementos pós-textuais podem incluir:

  • Página “Sobre o autor”
  • Bibliografia

Lembre-se de sempre separar estas páginas com…quebras de página! ;-D

IMAGENS: como inserir e formatar imagens

Você pode usar imagens em formato GIF, BMP, JPEG e PNG.

Para livros com muito texto, como romances, recomendamos inserir imagens entre linhas de texto. Para inserir uma imagem no Word:

  1. Clique no local em que deseja inserir a imagem
  2. Vá para a guia Inserir
  3. No campo “Ilustrações”, clique em Fotos
  4. Encontre o arquivo de imagem que você deseja inserir
  5. Clique em Inserir

.

QUEBRAS DE PÁGINA: como adicionar quebras de página

É MUITO FÁCIL SEPARAR SEUS CAPÍTULOS DIREITO! ;-D

É só usar quebras de páginas, ao invés de uma porção de “enters”…

Seu texto irá pular de página exatamente onde termina o capítulo e começa o próximo. Para inserir uma quebra de página:

  1. Apague todos os “Enters”/espaços/etc. que você deixou do final de um capítulo, até o início do próximo.
  2. Coloque o cursor bem no final do capítulo, ou onde você quer que o capítulo termine e outro comece.
  3. Acesse a guia/menu “Inserir” na barra de ferramentas
  4. E aí clique em Quebra de página (atalho de teclado: apertar simultaneamente as teclas CTRL e ENTER)
  5. Feito! Capítulo seperado de um jeito profissional e que ficará legal no seu ebook.
    ANTES = ebook gerado sem a quebra de página e vários “enters”
    DEPOIS = ebook gerado com a quebra de página entre os capítulos — bem melhor!

LINKS: como inserir hiperlinks

Links externos devem melhorar a experiência do leitor e o conteúdo do seu eBook.

  1. Destaque o texto que você deseja vincular.
  2. Vá para a guia Inserir.
  3. Em Links, clique em Hiperlink. Uma caixa de diálogo será aberta.
  4. Insira a URL que você deseja vincular no campo Endereço.
  5. Clique em OK.

NOTAS: como adicionar notas de rodapé

As notas de rodapé no seu eBook devem ter links ativos para que os leitores possam ir facilmente do conteúdo para a nota de rodapé e vice-versa.

  1. Coloque o cursor no ponto onde você deseja que a nota de rodapé seja exibida.
  2. Na guia Referências, clique em Inserir nota de rodapé.
  3. O cursor vai para a seção de nota de rodapé, na parte inferior da página.
  4. Insira sua nota de rodapé. Quando você enviar o eBook, as notas de rodapé serão convertidas automaticamente em notas finais.

Verificar erros comuns

Depois de terminar seu manuscrito, verifique o seguinte:

  • Ortografia. Use as ferramentas de verificação de ortografia e gramática do Word, mas revise seu arquivo manualmente também. As ferramentas podem não detectar todos os erros.
  • Quebras de linha forçadas. Uma quebra de linha forçada é qualquer lugar onde você pressione a tecla Enter ao digitar seu manuscrito. As quebras de linha forçadas pode alterar o design do seu livro de maneiras não intencionais. Para evitar isso, use apenas quebras de linha forçadas quando você deseja iniciar um novo parágrafo ou criar espaço extra entre parágrafos. Você não deve usá-los no final de cada linha.
  • Controle as alterações. Verifique se a opção Controlar alterações está desativada. Você pode verificar isso na seção Controle na guia Revisão.
  • Arquivo de imagem da capa. Não inclua a imagem da capa no arquivo do manuscrito. Ao publicar seu eBook, adicionaremos automaticamente a imagem da capa fornecida durante a configuração do livro.
  • Números de página, cabeçalhos e notas de rodapé. Os eBooks são redimensionáveis e podem ser visualizados em tamanhos de fonte diferentes. Por isso, a numeração das páginas e o número de páginas não se aplicam. Além disso, os eBooks não tem cabeçalhos e rodapés, portanto, você não precisa adicioná-los ao seu arquivo.
  • Caixas de texto e formas. Não recomendamos a inserção de caixas de texto e formas para criar diagramas — isso irá prejudicar a conversão para o formato eBook. Se quiser incluir elementos visuais como esses, insira-os como imagens.
  • Letras capitulares. Letras capitulares são grandes letras maiúsculas no início de um bloco de texto com duas ou mais linhas de texto normal. Normalmente, elas são usadas para a primeira letra da primeira frase de um capítulo. Não recomendamos o uso de capitulares em seu Word, pois elas podem não aparecer da maneira desejada.

Pré-visualizar seu eBook

Confira a pré-visualização do seu eBook antes de publicá-lo — ela aparece logo após você completar o cadastro do ebook na Simplíssimo. Se encontrar erros, ajuste seu Word seguindo as indicações deste guia e envie seu arquivo novamente. O nosso visualizador é otimizado para demonstrar como o eBook ficará nestes aparelhos:

  • Tablets
  • E-readers Kindle
  • Telefones

A pré-visualização pode ajudar você a encontrar problemas de qualidade que devem ser corrigidos antes de enviar seu eBook para publicação.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

06/07/2021
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por Eduardo Melo
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O Guia de Formatação da Simplíssimo serve para você preparar seu manuscrito do Word para a publicação no formato eBook. Seguindo as orientações do Guia, nosso site poderá converter seu Word para eBook automaticamente, facilitar e agilizando a sua publicação. Para que o ebook fique bom e com qualidade, é muito importante aplicar no seu livro todas as indicações abaixo! Por isso, seja paciente e leia com atenção — você apenas ganha ao formatar seu Word adequadamente, pois aumenta a qualidade do seu ebook e as chances de ele vender melhor e ser recomendado pelos leitores!

1) Algumas questões básicas primeiro

Quanto mais elementos complexos tiver o seu livro (tabelas, caixas de texto, fórmulas…) mais difícil será para o nosso conversor automático gerar um ebook de qualidade. Sendo uma ferramenta automática, ele está longe de ser perfeito. Então, quanto mais simples o seu conteúdo, melhor tende a ser o resultado — um arquivo só de texto obtém resultado melhor do que outro arquivo com tabelas, textos em duas colunas, etc. Por isso, aqui vão avisos importantes antes de você prosseguir:

  • SEPARE SEUS CAPÍTULOS USANDO QUEBRAS DE PÁGINA!
    Não dê um monte de “enters” para separar um capítulo do outro… use quebras de página! Seu ebook ficará muito mais profissional com essa dica super simples (veja como, abaixo).
  • TABELAS: TRANSFORME EM IMAGENS OU REFAÇA COMO TEXTO
    Se o seu livro tem tabelas muito grandes e criadas numa página com tamanho A4, elas não ficarão muito legíveis na tela pequena de um celular, concorda? Pensando nisso, a solução que propomos é a seguinte: crie uma cópia do seu livro só para a conversão em ebook, e transforme as tabelas deste arquivo em imagens. As tabelas seguirão visíveis em todos os tamanhos de tela;
  • LISTAS NUMERADAS: ELIMINE
    Caso você use a função de listas numeradas automáticas em seu arquivo (1, 2, 3, ou a, b, c, etc.), desabilite as listas automáticas do seu arquivo — elas geram erro na conversão para ebook.
  • CABEÇALHOS E IMAGENS DE FUNDO: ELIMINE
    Elementos fixos (cabeçalhos, imagens de fundo) são desconsideradas na produção do ebook, pois os ebooks não têm páginas fixas — o texto flui conforme o tamanho de cada tela. Por isso, evite usar elementos fixos no seu Word.

PARÁGRAFOS: recuos e espaçamento

Para garantir que o corpo do texto do livro seja exibido consistentemente, você precisará recuar parágrafos e definir o espaçamento entre linhas. Para garantir consistência e economizar tempo, modifique o estilo Normal. Isso aplicará a formatação automaticamente em todo o texto.

  1. Na guia Página Inicial, clique com o botão direito do mouse no estilo Normal e escolha Modificar.
  2. Clique na lista Formatar (o menu suspenso no fim da caixa de diálogo) e selecione Parágrafo. Assim, você abre outra caixa de diálogo.
  3. Em Recuo > Especial, defina o recuo da Primeira linha como 5 mm (0,2 pol.).
  4. Em Espaçamento, defina Antes e Depois como 0 pt, e Espaçamento entre linhas como Simples.
  5. Clique em OK.

CAPÍTULOS: formatação de títulos e subtítulos

Especialmente útil para nosso conversor identificar onde começa o seu capítulo/segmento!

Ao escrever seu livro, aplique o Título 1 aos títulos dos capítulos. Isso também ajudará posteriormente, quando você criar o índice.

  1. Coloque o cursor ao lado do título do primeiro capítulo.
  2. Na guia Início, clique em Título 1.
  3. Defina o alinhamento como Central.
  4. Repita para o título de cada capítulo.

SUMÁRIO: como criar um sumário

Você não precisa, obrigatoriamente, colocar um sumário no seu ebook. Mas se você desejar, pode ver como fazer isso nesta página: como criar um Sumário no Word.

COPYRIGHT: página de copyright e outras páginas extras

É de bom tom seu eBook incluir uma página de rosto com o título do livro e o nome do autor.

Os elementos pré-textuais incluem:

  • Título (folha de rosto)
  • Página de dedicatória
  • Direitos autorais. Se você deseja adicionar uma página de direitos autorais, veja aqui um modelo:
    Copyright © 2021 Nome do autor
    Todos os direitos reservados.

Os elementos pós-textuais podem incluir:

  • Página “Sobre o autor”
  • Bibliografia

Lembre-se de sempre separar estas páginas com…quebras de página! ;-D

IMAGENS: como inserir e formatar imagens

Você pode usar imagens em formato GIF, BMP, JPEG e PNG.

Para livros com muito texto, como romances, recomendamos inserir imagens entre linhas de texto. Para inserir uma imagem no Word:

  1. Clique no local em que deseja inserir a imagem
  2. Vá para a guia Inserir
  3. No campo “Ilustrações”, clique em Fotos
  4. Encontre o arquivo de imagem que você deseja inserir
  5. Clique em Inserir

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QUEBRAS DE PÁGINA: como adicionar quebras de página

É MUITO FÁCIL SEPARAR SEUS CAPÍTULOS DIREITO! ;-D

É só usar quebras de páginas, ao invés de uma porção de “enters”…

Seu texto irá pular de página exatamente onde termina o capítulo e começa o próximo. Para inserir uma quebra de página:

  1. Apague todos os “Enters”/espaços/etc. que você deixou do final de um capítulo, até o início do próximo.
  2. Coloque o cursor bem no final do capítulo, ou onde você quer que o capítulo termine e outro comece.
  3. Acesse a guia/menu “Inserir” na barra de ferramentas
  4. E aí clique em Quebra de página (atalho de teclado: apertar simultaneamente as teclas CTRL e ENTER)
  5. Feito! Capítulo seperado de um jeito profissional e que ficará legal no seu ebook.
    ANTES = ebook gerado sem a quebra de página e vários “enters”
    DEPOIS = ebook gerado com a quebra de página entre os capítulos — bem melhor!

LINKS: como inserir hiperlinks

Links externos devem melhorar a experiência do leitor e o conteúdo do seu eBook.

  1. Destaque o texto que você deseja vincular.
  2. Vá para a guia Inserir.
  3. Em Links, clique em Hiperlink. Uma caixa de diálogo será aberta.
  4. Insira a URL que você deseja vincular no campo Endereço.
  5. Clique em OK.

NOTAS: como adicionar notas de rodapé

As notas de rodapé no seu eBook devem ter links ativos para que os leitores possam ir facilmente do conteúdo para a nota de rodapé e vice-versa.

  1. Coloque o cursor no ponto onde você deseja que a nota de rodapé seja exibida.
  2. Na guia Referências, clique em Inserir nota de rodapé.
  3. O cursor vai para a seção de nota de rodapé, na parte inferior da página.
  4. Insira sua nota de rodapé. Quando você enviar o eBook, as notas de rodapé serão convertidas automaticamente em notas finais.

Verificar erros comuns

Depois de terminar seu manuscrito, verifique o seguinte:

  • Ortografia. Use as ferramentas de verificação de ortografia e gramática do Word, mas revise seu arquivo manualmente também. As ferramentas podem não detectar todos os erros.
  • Quebras de linha forçadas. Uma quebra de linha forçada é qualquer lugar onde você pressione a tecla Enter ao digitar seu manuscrito. As quebras de linha forçadas pode alterar o design do seu livro de maneiras não intencionais. Para evitar isso, use apenas quebras de linha forçadas quando você deseja iniciar um novo parágrafo ou criar espaço extra entre parágrafos. Você não deve usá-los no final de cada linha.
  • Controle as alterações. Verifique se a opção Controlar alterações está desativada. Você pode verificar isso na seção Controle na guia Revisão.
  • Arquivo de imagem da capa. Não inclua a imagem da capa no arquivo do manuscrito. Ao publicar seu eBook, adicionaremos automaticamente a imagem da capa fornecida durante a configuração do livro.
  • Números de página, cabeçalhos e notas de rodapé. Os eBooks são redimensionáveis e podem ser visualizados em tamanhos de fonte diferentes. Por isso, a numeração das páginas e o número de páginas não se aplicam. Além disso, os eBooks não tem cabeçalhos e rodapés, portanto, você não precisa adicioná-los ao seu arquivo.
  • Caixas de texto e formas. Não recomendamos a inserção de caixas de texto e formas para criar diagramas — isso irá prejudicar a conversão para o formato eBook. Se quiser incluir elementos visuais como esses, insira-os como imagens.
  • Letras capitulares. Letras capitulares são grandes letras maiúsculas no início de um bloco de texto com duas ou mais linhas de texto normal. Normalmente, elas são usadas para a primeira letra da primeira frase de um capítulo. Não recomendamos o uso de capitulares em seu Word, pois elas podem não aparecer da maneira desejada.

Pré-visualizar seu eBook

Confira a pré-visualização do seu eBook antes de publicá-lo — ela aparece logo após você completar o cadastro do ebook na Simplíssimo. Se encontrar erros, ajuste seu Word seguindo as indicações deste guia e envie seu arquivo novamente. O nosso visualizador é otimizado para demonstrar como o eBook ficará nestes aparelhos:

  • Tablets
  • E-readers Kindle
  • Telefones

A pré-visualização pode ajudar você a encontrar problemas de qualidade que devem ser corrigidos antes de enviar seu eBook para publicação.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

  1. Eduardo, já tenho três livros publicados em papel. Agora eu gostaria de publicar um livro em formato ebook.
    Tenho 83 anos … ou seja “sou ruim em coisas de internet …”
    Quanto à formatação, vocês poderiam fazê-lo, mesmo cobrando por isto?
    Se sim, como mandarei o texto em word?: ?vejo e-mail para isto.
    Grato,
    Mauro Pi Farias

    1. Post
      Author
  2. Eduardo, boa tarde. Não vi informação sobre o formato ideal da página para a diagramação do e-book, margens ideais.

    1. Post
      Author

      Boa tarde, David. Para a conversão automática de livros de texto (a matéria-prima ideal para essa conversão automática), o formato ou tamanho das páginas e as margens destas páginas, não interferem no resultado final. Como os ebooks não têm páginas fixas, o texto vai redimensionar conforme o tamanho da tela de leitura. Com isso, o tamanho da página no Word, ou as margens desta página, são desprezados na hora da conversão para ebook.

      1. Grato, Eduardo.

        Devo então trabalhar normalmente no formato A4.

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