Autores são pressionados a exigir DRM

Nina Sarti Notícias 1 Comment

Em sua coluna no Publishers Weekly, Cory Doctorow disse ter visto uma carta da Hachette a um de seus autores que é, no mínimo, polêmica. A história é a seguinte: o autor em questão tem livros publicados pela Hachette em alguns países e pela Tor Books, selo da Macmillan, em outros. A partir de julho deste ano, a Tor passou a vender todos os seus livros sem DRM. Por isso, a Hachette mandou uma carta ao autor em questão explicando que a política anti-DRM da Tor dificultaria a proteção adequada dos direitos da editora nos seus territórios. A solução proposta: o autor deveria insistir para que a Tor volte a usar DRM em seus títulos.

A carta vai além, dizendo que, no contexto atual de compartilhamento fácil de arquivos, o DRM está se mostrando uma solução efetiva como parte de uma estratégia de proteção dos direitos autorais – uma afirmação que, diante de todo o debate que presenciamos hoje sobre copyright, pirataria e direitos do consumidor, é bastante duvidosa. Uma das previsões de Doctorow é de que, no futuro, a Hachette passe a ditar a política de outras editoras ainda mais fortemente, incluindo no contrato com o autor a exigência de que seus livros sejam protegidos (?) por DRM também em outros territórios.

Num momento em que experimentar com livros sem o DRM tradicional não é mais privilégio de pequenas editoras – não vamos esquecer do Pottermore, que anunciou uma diminuição da pirataria depois do lançamento da série Harry Potter em e-book com DRM Social -, a ação da Hachette parece vir na contramão de tudo o que vem sendo discutido e já se mostrou bastante impopular: é só dar uma olhada nos comentários da própria coluna de Doctorow e de outras matérias sobre o assunto para ter uma ideia bem clara do que os leitores pensam.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoAutores são pressionados a exigir DRM

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *