Autores são pressionados a exigir DRM

Nina Sarti Notícias 1 Comment

Em sua coluna no Publishers Weekly, Cory Doctorow disse ter visto uma carta da Hachette a um de seus autores que é, no mínimo, polêmica. A história é a seguinte: o autor em questão tem livros publicados pela Hachette em alguns países e pela Tor Books, selo da Macmillan, em outros. A partir de julho deste ano, a Tor passou a vender todos os seus livros sem DRM. Por isso, a Hachette mandou uma carta ao autor em questão explicando que a política anti-DRM da Tor dificultaria a proteção adequada dos direitos da editora nos seus territórios. A solução proposta: o autor deveria insistir para que a Tor volte a usar DRM em seus títulos.

A carta vai além, dizendo que, no contexto atual de compartilhamento fácil de arquivos, o DRM está se mostrando uma solução efetiva como parte de uma estratégia de proteção dos direitos autorais – uma afirmação que, diante de todo o debate que presenciamos hoje sobre copyright, pirataria e direitos do consumidor, é bastante duvidosa. Uma das previsões de Doctorow é de que, no futuro, a Hachette passe a ditar a política de outras editoras ainda mais fortemente, incluindo no contrato com o autor a exigência de que seus livros sejam protegidos (?) por DRM também em outros territórios.

Num momento em que experimentar com livros sem o DRM tradicional não é mais privilégio de pequenas editoras – não vamos esquecer do Pottermore, que anunciou uma diminuição da pirataria depois do lançamento da série Harry Potter em e-book com DRM Social -, a ação da Hachette parece vir na contramão de tudo o que vem sendo discutido e já se mostrou bastante impopular: é só dar uma olhada nos comentários da própria coluna de Doctorow e de outras matérias sobre o assunto para ter uma ideia bem clara do que os leitores pensam.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Nina Sarti

Nina Sarti é aspirante a jornalista e apaixonada por literatura – no papel desde sempre, e na tela desde o seu primeiro e-reader, que leva por aí para mostrar às pessoas que e-book não é nenhum bicho de sete cabeças.

SimplíssimoAutores são pressionados a exigir DRM

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.