apple-logo

iBooks Author: Agora Sim, a Indústria do Livro de Papel Está Com os Dias Contados

Leitor Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Artigo por Marcelo Dias, da Pubon.

Com o recente lançamento da plataforma de publicação iBooks Author, a Apple dá uma passo importante para a produção de conteúdo digital para tablets e dispositivos móveis. Com a plataforma, é possível criar eBooks multi-touch que definitivamente podem revolucionar a indústria da produção de materiais didáticos, tornando o futuro das publicações de papel incerto. Será que o livro de papel deixará de ser uma unanimidade em breve?

A ideia é disponibilizar uma série de aplicações com os mais variados recursos multimídia, ao alcance do usuário comum ou de empresas especializadas em produzir conteúdo para iPad, iPod e iPhone. Agora, o iPad não é só sinônimo de tablet, livro didático digital também lembrará o gadget da Apple. Esse novo recurso contribuirá para um maior distanciamento do iPad em relação aos demais tablets Android, que ainda sofrem com a falta de conteúdo e excesso de versões lançadas em curto intervalo de tempo.

O único ponto negativo nesse grande avanço é o fato de a Apple não ter a pretensão de disponibilizar o compartilhamento dos recursos com outras plataformas, ou seja, o iBooks Author está disponível apenas no ecossistema da Apple e só usuários que possuem Macs poderão produzir e os eBooks, que por sua vez serão vendidos apenas para quem possuir iPad, iPod ou iPhone.

As grandes editoras, sobretudo as que atuam no Brasil, já estavam preocupadas e céticas com o avanço do livro digital não interativo, agora devem se preocupar ainda mais com as rápidas mudanças no mercado. Assim como a indústria da música se reinventou com a Apple, a indústria do livro também terá que se movimentar para acompanhar a tecnologia, cada dia mais avançada e ao alcance do usuário.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoiBooks Author: Agora Sim, a Indústria do Livro de Papel Está Com os Dias Contados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *