Indesign: produção rápida com modelos de CSS

Fernando Dicas, Ebooks, Notícias 1 Comment

Quem produz livros digitais no formato ePub sabe como é complicado reproduzir os elementos gráficos criados e pensados para o livro impresso e diagramado no Indesign. Em geral a exportação que o software faz é sempre limitada e não funciona bem nos vários leitores de eBook.

Estas dificuldades não são apenas fruto de falhas no programa, mas derivam na maioria dos casos da natureza diferente dos formatos. O ambiente que o Indesign oferece é pensado para uma diagramação fixa; para o impresso ou para formatos digitais fixos (PDF, folio, ePub com layout fixo, etc). Quando se trata de colocar o conteúdo em formato fluido a coisa fica complicada.

Think different

Que tal então mudar de perspectiva e iniciar a pensar de modo diferente a produção?

A nova versão do Indesign, a Creative Clound (Indesign CC) oferece uma interação entre código e elementos gráficos ainda melhor que as versões anteriores. Podemos desfrutar estas características para criar templates para os nossos eBooks e usar eles no momento que exportamos para o formato ePub.

Isto é possível graças à divisão clara entre conteúdo e visualização.

O conteúdo representado pelo texto marcado com os códigos HTML é gerado pelo Indesign através do uso correto do estilos aplicados aos vários elementos: estilo de caractere, estilo de parágrafo, de objetos, de tabela e de células.

Se aplicarmos corretamente estes estilos o trabalho de produção de um eBook a partir do Indesign vai ser bem mais simples. O uso de uma padronização nos nomes dos estilos vai permitir um uso simples dos “modelos” de CSS criados anteriormente.

Indesign + modelos de CSS

Vou mostrar isto na prática no vídeo abaixo onde criei um texto no Indesign com todos os estilos necessários. Depois usei a função de exportar com um template CSS. Criei manualmente dois templates de CSS, assim podemos formatar de modo totalmente diferente o nosso eBook de maneira rápida e eficáz.

Você pode baixar o exemplo que usei no vídeo aqui neste link e fazer alguns testes você mesmo.

Recapitulando: uma formatação correta do conteúdo no Indesign, o uso de estilos com nomes padronizados e um pouco de conhecimento de HTML e CSS irá permitir agilizar o processo de produção dos livros digitais de maneira consistente.

Você  vai encontrar mais dicas de como melhorar o workflow de produção e obter indicações práticas sobre estes temas participando da Conferência Revolução eBook.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoIndesign: produção rápida com modelos de CSS

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *