Investimento em Tecnologias da Publicação é Tendência Para os Próximos Anos

da Redação Notícias 1 Comment

O que era uma rotina apenas no ramo da tecnologia em geral, será agora também para a indústria editorial. O investimento em tecnologias da publicação já acontece em peso, e deve continuar pelos próximos anos.

O famoso R&D (Research and Development) é prática comum em empresas que trabalham intimamente com tecnologia, como empresas de jogos, sites, softwares, dispositivos eletrônicos e muitas outras categorias. É o R&D que faz com que as coisas caminhem, mantendo a indústria sempre em evolução, sempre com melhorias.

E agora que a indústria editorial também está mais ligada à tecnologia, é necessário que também trabalhem com o R&D, se possível em cada empresa. Não dá para ficar esperando o outro fazer algo bom e depois copiar. Ou pior, esperar que empresas de tecnologia desenvolvam as plataformas, como é o caso da Amazon e Apple, das quais as editoras dependem hoje em dia.

Em uma matéria publicada pelo Digital Book World, Ken Michaels, COO da Hachette, corrobora a afirmação: “Vamos continuar a ver grandes investimentos mudando o ecossistema de publicação. Ao mesmo tempo em que nosso sistema de publicação deve vir em conjunto para as melhores práticas e padrões da indústria… estamos percebendo a falta de participação… jogadores rivais invadindo espaços uns dos outros na cadeia de valor, fragmentando tudo.”

Porém, o que Michaels diz é complicado nessa história. Pedir para que as empresas cheguem juntas a uma solução é quase impossível. Não vemos isso acontecendo na indústria da tecnologia, onde há competição por marcas, plataformas e serviços diferentes.

Até o momento, editoras tinham todas uma coisa em comum: o livro era impresso, tinha páginas e capa, todos eram assim. Hoje há uma miríade de aparelhos, formatos e tipos de compra, deixando a vida de todos – inclusive a do leitor – muito mais difícil.

Será mesmo que é possível chegar a um consenso? Uma plataforma, um formato para todos?

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a Simplíssimo, escreva para contato@simplissimo.com.br

SimplíssimoInvestimento em Tecnologias da Publicação é Tendência Para os Próximos Anos

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.