Jakob Nielsen

Jakob Nielsen Critica Usabilidade do Kindle Fire

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Usabilidade é uma palavra quase desconhecida para os que trabalham com livros impressos, com design gráfico. Entretanto, é um termo discutido diariamente entre webdesigners, designers de interfaces digitais e também por designers de eBooks. Se gundo a Wikipédia:

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto. A usabilidade está relacionada aos estudos de Ergonomia e de Interação Humano-computador.

E nesse termo, uma das pessoas mais entendidas na área é Jakob Nielsen, que colocou um post em seu blog discutindo justamente a usabilidade do novo tablet da Amazon, o Kindle Fire:

O novo Kindle Fire da Amazon oferece uma experiência de usuário decepcionante e pobre. Usar a web com o browser Silk é algo desajeitado e propenso a erros. Ler revistas não é muito melhor. Ainda assim, os testes de usuários com o Fire nos ajudaram a entender o que a nova geração de tablets de 7 polegadas é: Eles são mais tablets de 10 polegadas (por exemplo, o iPad) ou smartphones de 3,5 polegadas? Para dar de presente a conclusão, a resposta é: “um pouco de ambos.”

Um dos problemas apresentados por Nielsen fala dos “dedos gordos”, pois segundo ele os campos de preenchimento e clique são pequenos e incômodos para pessoas que possuem dedos grandes. O texto também fala do peso do Fire, que seria muito para um pequeno aparelho, e também da demora para atualização da tela.

Por um lado, os dispositivos são demasiado fracos para suportar o uso fácil, agradável e eficiente da ampla gama de interfaces de usuário otimizada para outros tipos de tela. Telas de 7 polegadas são muito pequenas para se navegar facilmente em websites completos, e grandes demais para levar com você em todos os momentos como um telefone móvel.
Por outro lado, eles são fortes o suficiente para proporcionar boa usabilidade quando os projetos são otimizados para a plataforma de 7 polegadas. A tela é grande o suficiente para mostrar imagens bonitas e coloridas ilustrações, e também pode oferecer suporte a navegação bastante eficiente e outras ações do usuário. Quando concebidos da forma correta, a experiência do usuário de 7 polegadas é mais rica e mais agradável do que um telefone móvel.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoJakob Nielsen Critica Usabilidade do Kindle Fire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *