Jeff Bezos rindo

Jeff Bezos revela adesão da Amazon ao formato ePub

Eduardo Melo (Simplíssimo) Notícias Deixe um comentário

Em uma entrevista na rede de televisão americana CBS, Jeff Bezos anunciou a decisão da Amazon de aderir ao formato padrão para ebooks, o ePub. O apresentador Al Bundy, do programa Good Morning America, obteve a resposta ao fugir do “script” previamente combinado com a assessoria de imprensa da Amazon (veja o vídeo aqui).

Aviso: este texto é uma piada do 1º de Abril de 2013. A “notícia” relatada aqui é uma invenção.

Como a entrevista era ao vivo, o apresentador simplesmente repassou a pergunta feita no Twitter pelo usuário @publishboy87: “A Amazon vai adotar o formato ePub para os ebooks, ou irá continuar atrás da concorrência?”. A resposta foi de bate-pronto:

“Publishboy, a Amazon tem um compromisso, que é jamais ficar atrás da concorrência. Temos que estar sempre à frente. Por isso, gostaria de anunciar aqui, ao vivo, que iremos adotar o formato ePub junto aos leitores e aos aparelhos Kindle.”

O anúncio é uma grande surpresa, uma vez que a Amazon, desde o lançamento do Kindle, sempre adotou exclusivamente o formato Mobi, e mais recentemente, o KF8 (após o lançamento dos tablets Kindle). O formato proprietário era uma estratégia, de longa data, para impedir que usuários saíssem do sistema da Amazon e pudessem ler os ebooks em outras plataformas. Mas Bezos reconheceu que a estratégia já não era mais tão eficiente assim:

“As editoras nos fornecem seus ebooks em ePub, aí nós convertemos para Mobi, e depois os leitores compram, baixam o Calibre, aquela ferramenta grátis que quebra o DRM, e desbloqueiam nossos ebooks (em menos de 60 segundos!) para quê? Para converter de volta para ePub e ler em outros aparelhos. É um processo ineficiente, sem sentido… e a Amazon é contra a ineficiênca. E adotando o ePub podemos eliminar essa trabalheira toda, de todos os lados, principalmente do nosso. Então iremos fazer isso. Hoje mesmo. Assim que eu sair daqui do estúdio, vou providenciar essa mudança pessoalmente. Em duas ou três semanas, teremos tudo pronto para trabalhar só com ePub. Afinal, o nosso formato atual é praticamente uma cópia do epub, nada muito complicado para a nossa equipe ajustar, portanto.”

É lendária a fama da assessoria de imprensa da Amazon, que evita repassar perguntas do público e de jornalistas, para Jeff Bezos. A razão disso, pouca gente sabe, é a natureza extremamente competitiva do fundador da Amazon. Bezos é incapaz de evitar provocações de natureza competitiva. O exemplo mais clássico aconteceu há mais de dez anos, na última coletiva de imprensa da Amazon com a participação de Bezos. Um jornalista perguntou, de brincadeira, se Bezos tinha planos de expandir a Amazon para a Lua. Bezos, sem perder sua fleuma característica, despistou e mudou para outra pergunta. Mas acusou o golpe. Com dinheiro do próprio bolso, bancou e financiou uma série de pesquisas para copiar e aperfeiçoar a tecnologia de foguetes Apollo, da Nasa. Na semana passada, alguns anos e dezenas de milhões de dólares depois, Bezos revelou publicamente seu sucesso na recuperação dos motores Apollo, retirados do fundo do oceano Pacífico – o que já o coloca à frente de outros mega-empresários, como Mark Zuckerberg (Facebook), Sergey Brin e Larry Page (Google).

Como resultado do anúncio da adoção do formato ePub pela Amazon, as ações da empresa na Bolsa de Nova York registram leve queda, de -1,2%.

Assista o vídeo com a entrevista de Jeff Bezos.

Ok, um último aviso

O blog Ethic Alarms foi o balizador das notícias que publicamos hoje no Revolução eBook. Você pode conferir a abordagem do Ethic Alarms para os limites éticos para notícias fictícias no dia 1º de abril. Sim, hoje é 1º de abril… e as notícias acima não são verdadeiras!

Na notícia sobre o primeiro ebook a ultrapassar 100 mil vendas, Arturo Bandini e seu livro “O Cachorrinho Riu”, citados no texto, foram extraídos do  livro Pergunte ao Pó, de John Fante – o “consultor” que aparece na notícia.

Paulo Coelho, um grande apoiador do compartilhamento de arquivos e da pirataria em geral, jamais processaria a si próprio… nenhum gênio é  tão louco assim. Mas é verdade que ele já fez parceria com o Pirate Bay, como a notícia refere.

Jeff Bezos nunca concedeu entrevista a Al Bundy – porque Al Bundy não é um jornalista, mas um personagem do antigo seriado americano “Married with Children”. E por mais competitivo que seja, nada do que é dito sobre Jeff Bezos no texto é verdade. Exceto que ele realmente retirou do fundo do mar os motores de um foguete Apollo – só essa parte é verdade, como descrita na matéria citada da Forbes.

E por fim… a Adobe jamais lançaria um aplicativo com nome de cerveja, e que fizesse conversão de PDF para ePub em um clique, que fosse eficiente e funcionasse de forma “automágica”, inclusive para livros complexos. Com a tecnologia atual, isso está muito longe de ser viável.

Enfim… para rir e se divertir com outras notícias famosas do 1º de abril, veja esta lista com as 100 melhores piadas já feitas no dia da mentira, como a da “ilha de San Serrif”, a colheita de spaghetti na Suíça e os pinguins voadores.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoJeff Bezos revela adesão da Amazon ao formato ePub

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *