Kindle Keyboard

Kindles Gratuitos Poderiam Acabar com os Jornais Impressos?

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Em 2010 foi publicada uma matéria que dizia que mais de 50% do custo de um jornal ia com papeis e distribuição. Sendo assim, caso um jornal como o The New York Times parasse de imprimir seus exemplares, teria uma economia de US$644 milhões por ano.

Sendo assim, Martin Carstens do memeburn sugere: e se o jornal pegasse esse dinheiro e economizado e desse um Kindle para cada um de seus 830 mil assinantes? Com o preço de um Kindle chegando a US$79 no modelo clássico, pode ser possível para as empresas de mídia e comunicação pensarem em um negócio desses.

A ideia é confrontada por Chris Meadows do TeleRead:

A mosca na sopa é a receita de publicidade impressa. Publicidade impressa ainda compõe a maior parte das receitas dos jornais, e se eles eliminarem a impressão, eliminam também que a receita de publicidade. É claro, eles também eliminariam uma série de despesas.

Realmente, esse é um ponto importante. Para os jornais, diferente dos livros, muito se apoia na publicidade. Um Kindle a US$79 só traz ganhos de publicidade para a Amazon.

Mas os ventos estão a favor. Uma nota publicada hoje também pelo TeleRead informou que o jornal Financial Times espera que sua renda vinda do conteúdo online deve ultrapassar os ganhos com anúncios em mídias impressas já em 2012. Esse jornal é conhecido por oferecer apenas 8 artigos gratuitos na internet por mês, com os outros artigos sendo oferecidos através de esquema de assinatura.

O Estado de S. Paulo está fazendo algo parecido, oferecendo junto a 2 anos de assinatura digital um Samsung Galaxy Tab 10.1. Mas o preço é BEM salgado.

Se um jornal desse tamanho afirma isso com tal segurança, creio que as editoras também já possam começar a pensar em algo do tipo. E até livrarias. Por quê não oferecer esquemas de assinaturas – já disse que isso vai virar tendência – junto a um dispositivo de leitura gratuito?

O que vocês acham da ideia?

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoKindles Gratuitos Poderiam Acabar com os Jornais Impressos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.