Lançamento: eBook de aventuras históricas interativas

FernandoAtualizado em: Ebooks, Notícias 3 Comments

Vocês lembram daqueles livros para adolescentes onde você tinha que decidir o rumo da história? Agora com o livro digital criar uma história assim, interativa é bem mais simples!

Os jornalistas Mateus Parreiras e Paola Carvalho decidiram lançar Caçada nos Mares ProibidosAventuras na Rota da Índia, um ebook de aventuras históricas interativas, utilizando o serviço para autores da Simplíssimo Livros. Voltado para o público juvenil, o livro inovador chega às livrarias virtuais com a proposta de divertir e educar. É o primeiro da série Spadah (Sistema Paradidático de Aventura de Decisão em Ambiente Histórico).

O ebook conta a história do grumete português Eusébio, que embarca por mares desconhecidos numa missão secreta que pode garantir o comércio entre Portugal e Índia. Mas como é o leitor quem define a história, o personagem principal pode leva-lo à África, ao Egito, a selvas e a mares que poucos se atreveram explorar. No caminho de tesouros e perigos surpreendentes, o leitor encontrará personagens épicos, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

Os autores, jornalistas mineiros, produziram o livro no tempo livre de suas atividades profissionais, nas redações de jornais de Belo Horizonte (Estado de Minas e Hoje em Dia) e de São Paulo (Grupo Folha e Metro). Mateus Parreiras, 33, é repórter do jornal Estado de Minas, e Paola Carvalho, 31, repórter da revista Veja BH.

Por fugir aos padrões editoriais do mercado brasileiro, o ebook Caçada nos Mares Proibidos – Aventuras na Rota da Índia foi desenvolvido de forma independente. Chegou-se a um modelo técnico que quebrou o padrão e permitiu ao leitor de ereaders, tablets, smartphones e PCs, construir uma história por meio de hiperlinks. A Simplíssimo fez o acabamento visual e técnico do livro, oferecendo aos autores a oportunidade de vender o livro nas lojas da Apple, no Google Play, e em breve na Kobo e Saraiva.

Os primeiros capítulos, o booktrailer, o vídeo dos autores e outras informações podem ser acessados no site www.spadah.com.br.

O que é o Spadah?

No modelo criado pelos autores, ao final de cada capítulo o leitor tem duas opções para continuar a leitura. É ele quem decide o próximo capítulo. A interatividade permite voltar na história para escolher outro caminho e, se não chegar ao final esperado, pode optar por outro. Não é um livro que precisa ser lido por completo, de uma única vez, pois são 23 finais diferentes no primeiro volume da série. Outro diferencial é que o sistema coloca os leitores dentro de diferentes momentos históricos e estes, ao decidirem que rumo seguir, também se tornam personagens da trama. O Spadah ainda tem vocação educativa, uma vez que compreende conteúdo indicado pelo Ministério da Educação (MEC).

Enfim é um livro bem feito, em todos os sentidos!

Fica a dica de uma boa leitura, mas também o exemplo de como o digital pode oferece novas oportunidades de expor conteúdos educativos de forma atraente.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Fernando

A equipe de produção da Simplíssimo publica periodicamente tutoriais e dicas sobre publicação.

SimplíssimoLançamento: eBook de aventuras históricas interativas

Comments 3

  1. Muito boa a matéria!

    Fiquei curioso: ao ler um livro desses num “Kobo”, no final do capítulo teria um “link” para pular para o próximo capítulo correto?

    Como é isso? Tipo HTML? É formato EPUB?

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.