CodexCloud

Leia Seus eBooks em Qualquer Lugar

da Redação Notícias 5 Comments

O blábláblá é geral. Você precisa da tablet mais completa e mais cara para conseguir ler seu mísero livro de Domínio Público, baixado de graça da internet. Ou, no mínimo, um eReader, com tela especial, e logo o livro gratuito pode custar mais do que R$800. Tomadas as devidas proporções, levando em conta que dá para ler muito mais livros em um eReader e fazer muito mais coisas em uma tablet, é quase por aí.

Exageros à parte, não é necessário quebrar o porquinho para começar a ler seus eBooks, seja lá de onde eles tenham vindo. É possível não só ler, como ter uma biblioteca bem organizada de livros digitais na nuvem, acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet, a qualquer momento. Vamos falar de 3 serviços gratuitos que garantem isso:

 

CodexCloud – codexcloud.com

O CodexCloud é o serviço mais recente entre os três, e por isso traz algumas funções novas. Além de atuar como uma biblioteca virtual disponível em qualquer lugar do mundo com acesso à internet, ele também traz uma espécie de interação. Você pode subir livros nos formatos PDF e ePub, bem como outros previamente convertidos no Calibre (sugestão deles) e organizar tudo em listas, que são mostradas todas juntas em sua prateleira.

Mas o site também possui uma área de recomendações, com diversos títulos em domínio público ou cedidos para leitura. Para adicioná-los à sua biblioteca, basta arrastar o livro para sua lista desejada. Ao adicionar um livro, você pode editar autor e título, e pode lê-lo em uma interface bem simples, que imita de certa maneira o aplicativo iBooks da Apple. Basta clicar sobre as páginas que o conteúdo vai seguindo, podendo ser conferido em dois tamanhos de fontes. Também pode marcar os livros já lidos, e permite o download deles.

Não trabalha com muita interatividade, como sumários e alguns links, mas para organizar sua biblioteca e manter tudo em um só lugar, vale a pena.

CodexCloud

Apresentação da biblioteca

CodexCloud

Apresentação do livro

CodexCloud

Modo de leitura normal

 

Ibis Reader – ibisreader.com

O Ibis Reader é um dos serviços mais cuidados, sempre recebendo atualizações e destaques. É um dos projetos da Threepress Consulting. Sua interface é bonita e agradável, e os pouos botões acessíveis permitem navegar e realizar ações facilmente. Juntamente com o CodexCloud ele oferece acesso a livros de domínio público, providenciados pela Feedbooks. E também permite “guardar” os títulos em sua biblioteca, para ser lido posteriormente.

A leitura do livro é ótima, e pode ser vista no modo com o sumário na lateral ou o “No distractions”, onde o livro ocupa toda a janela do navegador e mostra somente o texto com as opções disponíveis. É possível escolher fonte com ou sem serifa, além de vários tamanhos de fonte possíveis e margens maiores. Permite o download de seus livros na biblioteca.

O livro funciona bem, com links e tudo o mais que o ePub permite. Aliás, esse é o único formato que ele aceita. Muito bom para leitura em smartphones.

Ibis Reader

Apresentação da biblioteca

Ibis Reader

Modo de leitura normal, com sumário

Ibis Reader

Modo de leitura sem distrações

 

BookWorm – bookworm.oreilly.com

Este foi um dos primeiros sites a oferecerem um serviço de prateleira online. Provido pela O’Reilly e pela Threepress Consulting, não está mais sendo atualizado. De todos, é o mais simples, e com a interface menos caprichada – mas ainda assim, útil. Diferente dos outros dois apresentados, não tem conexão direta com nenhum acervo de livros gratuitos, sendo apenas um leitor de ePubs simplificado. Nada de biblioteca, prateleira ou imagem da capa, pois aqui temos apenas uma lista dos títulos armazenados com a possibilidade de abrí-los ou deletá-los.

A interface de leitura também é muito simples. Além da área do texto, temos ao lado um sumário. É possível aumentar ou diminuir a fonte, e escolher entre fonte serifada e sem serifa. Assim como no Ibis Reader, há a possibilidade de mudar para uma interface ainda mais limpa, sem sumário ou intervenções, para a leitura sem distrações.

Possui versão mobile, e toda a interface é boa para quem não quer gastar muito com pacote de dados.

Book worm

Apresentação da biblioteca

Book worm

Modo de leitura normal, com sumário

Book worm

Modo de leitura sem distrações

 

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoLeia Seus eBooks em Qualquer Lugar

Comments 5

  1. Antes de descobrir sobre o e-reader eu li no PC mas a diferença é enorme, no PC é desconfortavel para se ler mais de 1 hora, já no e-reader não.

      1. Sim Stella no Brasil precisa baixar os preços, mas na Amazon tem bons preços e bons livros.

  2. Pingback: Qual Programa Usar Para Ler Livros Digitais? | Revolução E-book

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *