Logo Gato Sabido

Lista de eBooks Mais Vendidos – E Um Caso Interessante

camilacabete Ebooks 6 Comments

Achei uma boa idéia colocar aqui no Revolução a lista de eBooks mais vendidos. Só tenho uma fonte: a livraria Gato Sabido. Mas não me culpem de provinciana… Qualquer livraria que queira entrar em contato comigo e enviar esporadicamente a sua lista, por favor, não deixem de fazer.

Reparem na reincidência da editora Nova Cultural. E é exatamente este o case que trago para analisarmos.

A Nova Cultural possui um contrato, até então, exclusivo com a Gato Sabido. Passaram a direcionar o marketing sempre ao livro digital. Destemidamente, resolveram focar neste produto. Até então as editoras vinham sendo muito tímidas, com um certo medo da desaprovação dos grandes players, distribuidores do acervo impresso. A Nova Cultural encarou e está vendo suas vendas aumentarem mês a mês.

A equipe da Gato Sabido ficou bastante surpresa com o resultado. Primeiro pelo estilo de livro: Romance… como vende! Depois pela faixa etária das leitoras, que é acima dos 37 anos. Nosso SAC “bombou” por um tempo, mas depois do choque da primeira compra costuma correr tudo bem. As leitoras entram e compram cada lançamento – fiéis.

Resolvi enviar um email para a Leonice, responsável pelo marketing da Nova Cultural, perguntando sobre a estratégia deles (se eles ainda vendiam impressos também) e ela me disse o seguinte:

“A Nova Cultural também vende os romances na versão impressa através de nossa loja online Ler e Sonhar, basta o leitor acessar leresonhar.com.br e comprar os títulos preferidos na comodidade de sua casa. O número de eBooks em relação aos títulos impressos ainda é pequeno. No entanto, o mercado tem se mostrado bem receptivo com os livros digitais e as vendas têm crescido mês a mês. Estamos convictos de que para o próximo ano, o número de leitores a aderir a esta versão crescerá bastante. A campanha boca-a-boca neste segmento é bastante eficaz, pois existem as comunidades “Adoro Romances” que se incumbem de fazer a propaganda dos romances, atraindo os leitores.”

Reparem que a divulgação em mídias sociais também se tornou fundamental para espalhar a notícia entre as fãs do gênero.

A lição que a Nova Cultural passa é: Editoras, não tenham medo de divulgar seu acervo digital direcionando seu leitor para o livro digital, pois pior do que diminuir suas vendas de impresso é ele se acostumar a achar seus livros digitais em torrents da vida. Isso sim, seu atraso tecnológico, é o que pode fomentar a pirataria (mas isso é assunto para outro post).

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

camilacabete

Camila Cabete vive há três anos do mercado digital editorial. Trabalhando como responsável editorial na primeira livraria digital brasileira (Gato Sabido) e também na primeira distribuidora de livros digitais (Xeriph), traz um pouco do dia-a-dia do mercado e dados (reais). Consultora em assuntos digitais voltados para o setor editorial, também fundou uma editora com foco no Digital, a Caki Books. @CamilaCabete

SimplíssimoLista de eBooks Mais Vendidos – E Um Caso Interessante

Comments 6

  1. Eu fiquei bastante curioso em relação à participação percentual de cada livro no total (para perceber melhor o peso de cada posição, e ao preço deles. Não sei se são dados que vc possa publicar, mas se puder, eu tenho curiosidade em saber se por exemplo o 1º colocado é mais barato, ou se não tem nada a ver, que os demais.
    De qualquer forma, ótimo post.

    1. Oi Proeloy!!!
      Bom, os livros da Nova cultural custam 8.90 e livros menos de 10 reais tendem a ser mais vendidos, porém estamos observando com a entrada de grandes outras editoras, com obras como o Steve Jobs e Um Dia, que o consumidor tende a não pesar tanto o preço na hora da compra – O marketing feito pela editora é fundamental para isso. Lembrando que digitalmente, a curiosidade tem um preço, e esse preço geralmente é de um dígito antes da vírgula. Obrigada pelo comentário! Espero que goste dos próximos posts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *