A Coliloquy é uma editora que traz uma ideia diferente. Suas obras permitem que o leitor escolha os caminhos que a história toma. Com qual personagem o protagonista vai sair para um encontro, qual evento visitará, qual rumo a narrativa deve seguir…
Ok, isso não é muito novo. Há 30 anos já tínhamos títulos impressos assim.
A novidade aqui é o que a editora ganha com isso. A Coliloquy é a primeira que irá aproveitar esses dados em seus negócios, a partir da Amazon. Seus livros enviam dados anônimos sobre a sua decisão, bem como sobre quantas vezes você leu um capítulo em especial, e os personagens que você tenha seguido a mais.
Com os dados, a editora paga os autores para que escrevam obras a partir dos assuntos preferidos dos leitores, ou que escrevam vários finais diferentes, para conseguir mais dados de opção.
O último livro lançado por eles, Fluid, dá 500 probabilidades diferentes de histórias, mas com um diferencial. O leitor só poderá escolher uma vez o caminho a ser seguido, não adianta voltar atrás. Apenas ao terminar de ler a história, você poderá recomeçar e escolher caminhos diferentes.
Tudo isso dá ao leitor um novo nível de interatividade, e de quebra mostra à editora do que os leitores gostam mais. Isso não os impede de tentar coisas diferentes das preferidas, mas faz os acertos serem maiores.
Com informações do TeleRead.
Pingback: O Livro Que lê o Leitor «