Maior livraria americana planeja fechar quase 20% de suas lojas

Eduardo Melo (Simplíssimo) Ebooks, Mercado 4 Comments

No que está sendo chamado, em tons apocalípticos, até de “espiral da morte”, a Barnes & Noble, maior rede de livrarias americana, anunciou que prevê fechar até 239 lojas em um plano de longo prazo – em até 10 anos. A notícia é do Wall Street Journal.

O anúncio chega um mês depois de a empresa anunciar uma queda de 10% nas vendas, em novembro e dezembro de 2012.

O rtimo atual da B&N é de redução anual de 15 lojas – 30 lojas fechadas e 15 abertas, em média, todos os anos. O ritmo de fechamentos irá aumentar, portanto.

Segundo o comentário do site Business Insider, a resposta da B&N seria de que estes números “são consistentes com as expectativas dos analistas” e que “a administração está totalmente comprometida com o conceito de varejo para o longo prazo”.

Colocando o anúncio da B&N lado-a-lado com o anúncio dos resultados da Amazon, entre eles um aumento de 70% nas vendas de eBooks, parece que estamos diante do início concreto daquela transição de que tanto se fala, há anos: livrarias fechando, diante da adesão dos consumidores ao livro digital. Será que a B&N é uma nova Borders?

Fontes: The Digital Reader, WSJ, Business Insider

SimplíssimoMaior livraria americana planeja fechar quase 20% de suas lojas

Comments 4

  1. Desde que compraram a eReader da FictionWise, antigo Palm Reader, ela nunca soube o que fazer com uma rede pioneira em livros digitais. Ela comprou a rede virtual por 15 milhões de dólares, mas levou quase 3 anos para decidir esquecer o eReader, com o formato pdb e partir para o Nook. Finalmente decidiu fazer algo e fez errado (ao meu ver), fechou de vez o portal eReader para “forçar” a migração para o Nook.

  2. Pingback: A Resposta Da Barnes & Noble | Revolucaoebook.com.br - notícias e opiniões sobre ebooks, livrarias e o mercado do ebook - Revolucaoebook.com.br

  3. Pingback: Medida desesperada? | Revolucaoebook.com.br - notícias e opiniões sobre ebooks, livrarias e o mercado do ebook - Revolucaoebook.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *