A melhor análise sobre o interesse da Amazon pela Saraiva

Eduardo Melo - Simplíssimo Ebooks, Notícias 1 Comment

Possivelmente este artigo sairá no Publishnews de sexta (19/10/2012), mas saiu primeiro no Publishing Perspectives. Carlo Carrenho destrinchou os prós e contras do possível negócio para Saraiva e Amazon. Veja um trecho:

1) Amazon adquire o Grupo Saraiva inteiro

Esta é claramente a opção menos atraente, já que a Saraiva provavelmente não venderia sua unidade de publicação, a parte mais lucrativa do negócio. A Amazon, por outro lado, provavelmente pensaria duas vezes antes de se tornar um concorrente de outras editoras no Brasil, antes mesmo de abrir a sua própria loja local. Não faria sentido estratégico entrar na área de publicação, antes de entrar na venda de livros em um novo mercado.

2) Amazon adquire somente a Livraria Saraiva

Este poderia ser um cenário de sonho virando realidade para a Saraiva, já que assim iria vender seu ativo menos rentável e manter o mais lucrativo. A livraria e a editora já são duas entidades jurídicas distintas, o que torna relativamente fácil vender apenas uma delas. (…) No lado Amazon, no entanto, não parece fazer muito sentido de adquirir 102 livrarias. Essa seria a primeira vez que a gigante de Seattle iria operar lojas físicas. É difícil imaginar que a Amazon iria mudar sua estratégia global apenas para entrar no mercado brasileiro (…).

3) Amazon adquire apenas uma loja on-line da Saraiva

O site da Saraiva é responsável por 27,4% da receita da Saraiva. Se a Amazon pudesse adquirir apenas o negócio on-line, isso permitiria encontrar rapidamente o caminho para o mercado e superar vários obstáculos, sem precisar se comprometer com a administração de lojas físicas. No entanto, isso não faria sentido para a Saraiva. O que é uma rede de livrarias sem um site no mundo de hoje? É difícil imaginar a Saraiva cometendo o mesmo erro da Borders, aniquilando a sua presença na web com a venda, parceria ou joint venture com uma empresa online como a Amazon.

A análise completa de Carrenho inclui uma contextualização das duas empresas no mercado de eBooks e informações detalhadas sobre a Saraiva. Para ver a análise completa: Is Amazon Really Buying Brazil’s Biggest Bookstore Chain? Publishing Perspectives

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoA melhor análise sobre o interesse da Amazon pela Saraiva

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *