A melhor análise sobre o interesse da Amazon pela Saraiva

Eduardo Melo Ebooks, Notícias 1 Comment

Possivelmente este artigo sairá no Publishnews de sexta (19/10/2012), mas saiu primeiro no Publishing Perspectives. Carlo Carrenho destrinchou os prós e contras do possível negócio para Saraiva e Amazon. Veja um trecho:

1) Amazon adquire o Grupo Saraiva inteiro

Esta é claramente a opção menos atraente, já que a Saraiva provavelmente não venderia sua unidade de publicação, a parte mais lucrativa do negócio. A Amazon, por outro lado, provavelmente pensaria duas vezes antes de se tornar um concorrente de outras editoras no Brasil, antes mesmo de abrir a sua própria loja local. Não faria sentido estratégico entrar na área de publicação, antes de entrar na venda de livros em um novo mercado.

2) Amazon adquire somente a Livraria Saraiva

Este poderia ser um cenário de sonho virando realidade para a Saraiva, já que assim iria vender seu ativo menos rentável e manter o mais lucrativo. A livraria e a editora já são duas entidades jurídicas distintas, o que torna relativamente fácil vender apenas uma delas. (…) No lado Amazon, no entanto, não parece fazer muito sentido de adquirir 102 livrarias. Essa seria a primeira vez que a gigante de Seattle iria operar lojas físicas. É difícil imaginar que a Amazon iria mudar sua estratégia global apenas para entrar no mercado brasileiro (…).

3) Amazon adquire apenas uma loja on-line da Saraiva

O site da Saraiva é responsável por 27,4% da receita da Saraiva. Se a Amazon pudesse adquirir apenas o negócio on-line, isso permitiria encontrar rapidamente o caminho para o mercado e superar vários obstáculos, sem precisar se comprometer com a administração de lojas físicas. No entanto, isso não faria sentido para a Saraiva. O que é uma rede de livrarias sem um site no mundo de hoje? É difícil imaginar a Saraiva cometendo o mesmo erro da Borders, aniquilando a sua presença na web com a venda, parceria ou joint venture com uma empresa online como a Amazon.

A análise completa de Carrenho inclui uma contextualização das duas empresas no mercado de eBooks e informações detalhadas sobre a Saraiva. Para ver a análise completa: Is Amazon Really Buying Brazil’s Biggest Bookstore Chain? Publishing Perspectives

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoA melhor análise sobre o interesse da Amazon pela Saraiva

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.