Mike Shatzkin

Nada de Tecnologia; a Batalha Aqui é Pelo Conteúdo

da Redação Amazon, Artigos, Ebooks, editora, livro eletrônico, Tecnologia Deixe um comentário

Eu sou especialista em gadgets, e vira e mexe pego um ou outro na mão para realizar testes. Depois de publicar um texto ou um vídeo, várias pessoas vêm me perguntar qual o melhor, esse ou aquele. A mesma coisa está acontecendo agora, com o lançamento da tablet Kindle Fire e sua concorrência junto ao Apple iPad. E então, qual é o melhor?

Um artigo publicado por Mike Shatzkin ajudou a abrir os olhos. O que vemos aqui não é uma batalha entre gigahertz, tamanhos de tela ou espaço interno. É uma batalha por conteúdo, por plataformas de distribuição.

Shatzkin comenta que cada empresa possui sua própria plataforma, e joga com suas próprias regras. Enquanto a Amazon é prioritariamente uma loja, a Apple depende da venda de seus produtos para vender conteúdo. Enquanto a Apple restringe toda a sua loja a apenas seus aparelhos, a Amazon quer estar em quantos dispositivos conseguir, seja um desktop, seja um celular, seja até mesmo na tablet da Apple.

Cada uma impõe suas próprias regras de venda, deixando editoras, gravadoras e produtoras malucas. São duas plataformas diferentes, obrigando as empresas a se virarem para coordenarem dois processos diferentes, incluindo preço, divulgação e entrega ao consumidor.

A guerra aqui é sobre qual modelo prevalecerá. A Amazon obriga grandes editoras a precificarem seus produtos de acordo com sua vontade, para garantir volume de vendas e disponibilidade ao consumidor, enquanto que a Apple oferece seus termos e controla todos os produtos por uma única via, proibindo inclusive a venda de produtos dentro de aplicativos particulares, sob pagamento de taxa. Pouco importa o aparelho, já que logo chega uma nova e melhorada versão do iPad e a Amazon quer mesmo é que seu aplicativo esteja em cada dispositivo eletrônico do mundo.

Para o editor, autor ou livraria, não há escolha: é preciso ter seu eBook publicado em todas essas lojas, sob pena de perda de vendas. Para o mundo digital, quanto mais visível e “encontrável” estiver seu produto, mais são as chances de vender. E como ninguém quer perder uma venda sequer, deve sucumbir a estas regras.

Mas, caso você queira saber mais sobre a parte tecnológica da coisa, confira esse post no AppStorm.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoNada de Tecnologia; a Batalha Aqui é Pelo Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.