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Nem tudo que é bom para o Facebook, é bom para os demais

12/09/2012
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Mark Zuckerberg considerou um erro ter usado HTML5 para desenvolver a versão mobile do Facebook, por ser lento demais para os usuários de iOS (iPad, iPhone). Será que isso inaugura uma nova tendência, e todos deveriam repensar o trabalho com HTML5? Para alguns especialistas, a resposta é não.

Traduzimos e reproduzimos, abaixo, alguns trechos do artigo de Paul Krill, do site InfoWorld, que conversou com Ian Jacobs, do W3C (consórcio responsável por manter os padrões da Internet, como o HTML) e um consultor da área de desenvolvimento.

Facebook abandona o HTML5 no iOS:
mudança de rumo, ou exceção?

Tecnologias-chave perderam espaço para o HTML5 nos últimos anos, como Adobe Flash e Microsoft Silverlight. As principais empresas de tecnologia, como Adobe, Google, Apple e Microsoft, já endossam o HTML5.

O World Wide Web Consortium, que supervisiona o desenvolvimento do HTML5, continua firme em seu apoio à nova tecnologia. “HTML5 é o formato mais interoperável na indústria, trabalhando em milhares de dispositivos com função e desempenho suficientes para quase todas as aplicações. É por isso que temos visto adoção generalizada”, diz o representante do W3C, Ian Jacobs.

Em novas tecnologias, é comum que o desempenho de novos recursos melhore ao longo do tempo, Jacobs acrescenta. Mas ele admite que há “casos limitados” onde soluções proprietárias são necessários. “Algumas aplicações têm tais necessidades de desempenho ou requisitos exigentes de plataformas especializadas que eles devem ser codificado para o dispositivo. Ao melhorar o desempenho e ampliar nosso conjunto de APIs, esperamos que vai diminuir com o tempo.”

Josh Martin, consultor do site Strategy Analytics, não vê o HTML5 perder nenhum brilho, embora também não o veja se tornar dominante em breve. Ele observa que, em uma pesquisa feita com desenvolvedores em abril 2012, o interesse em HTML5 permanece estável e é de fato crescente. Muitas empresas estão experimentando com HTML5, Martin observa: “Para algumas empresas – como editoras – o HTML5 faz sentido porque os aplicativos não exigem as mais recentes APIs, acesso a todo o hardware do dispositivo, ou conectividade constante. Estes atributos são ideais para um aplicativo HTML5.

Em termos gerais, a Strategy Analytics acredita que aplicativos nativos permanecem a principal maneira pela qual aplicativos serão desenvolvidos para os próximos anos, com uma crescente dependência de aplicativos híbridos [que usam HTML5 e código nativo].

 

  1. Prezados,

    Mark Zuckerberg deveria parar de olhar para o próprio umbigo e dar uma olhada na concorrência. O aplicativo Amazon Cloud Reader foi feito utilizando html 5 e dá um verdadeiro show de estabilidade e elegância. Depois não sabe explicar porque as ações da empresa caem. Que venha a próxima rede social.

    Abraços!

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