Nos EUA, 76% das bibliotecas emprestam ebooks

Eduardo Melo - Simplíssimo Notícias 1 Comment

No relatório anual publicado pela American Library Association, fica bastante claro o quanto os EUA abraçaram de vez o livro digital. Mais de três quartos das bibliotecas emprestam ebooks, e quase 40% delas também emprestam ereaders.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a ascenção dos formatos eletrônicos não está espantando as pessoas das bibliotecas, pelo contrário. O uso das bibliotecas pelos usuários norte-americanos também registrou crescimento. Alguns fatores foram decisivos para isto: 91% das bibliotecas oferecem acesso à internet grátis, via Wi-Fi, e 62% das bibliotecas são a única fonte de internet grátis nas suas comunidades.

A distância que existe entre o principal mercado de ebooks do mundo, e o mercado brasileiro, geralmente é medida comparando-se números do mercado, como a quantidade de aparelhos vendidos, o tamanho do mercado consumidor… mas o verdadeiro abismo, claramente, está nas bibliotecas. Enquanto no Brasil as bibliotecas públicas são majoritariamente administradas pelo Estado, e passam anos em reforma ou décadas caindo aos pedaços, nos EUA muitas das bibliotecas são mantidas e geridas diretamente pelas comunidades, com mínima interferência do Estado.

Dá para imaginar as biblioteca brasileiras emprestando ebooks e ereaders, algum dia?

Fontes: The Digital Reader e ALA

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoNos EUA, 76% das bibliotecas emprestam ebooks

Comments 1

  1. As bibliotecas brasileiras estão sucateadas infelizmente. Nós pensamos que o Brasil é um país, mas não é nãooooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *