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Nos EUA: mercado de eBooks teve receita de US$ 2 bilhões em 2011


As receitas obtidas com a venda de eBooks nos pontos de venda virtuais (trade publishing) atingiram US$ 2 bilhões em 2011, mais do que o dobro em relação aos US$ 869 milhões do ano anterior. Os números são da BookStats – joint venture formada entre a Associação de Editores Americanos (AAP) e o Grupo de Estudo da Indústria do Livro (BISG).

O percentual de eBooks vendidos em relação aos livros físicos também obteve um crescimento sensível: em 2010 eles eram apenas 6%, fatia que foi ampliada para 15% em 2011. Ainda assim o percentual ficou abaixo da expectativa do mercado, de 20%. Essa diferença pode ter sido provocada pelas vendas de livros físicos de pequenos e médios editores, que ainda não conseguem obter resultados expressivos com eBooks.

O preço dos livros digitais apresentou uma redução em relação a 2010. Ao todo foram vendidas 388 milhões de unidades no período, contra 125 milhões no ano anterior; em contrapartida a parcela de faturamento no mercado foi de 5%, contra 15,5% em 2010. Isso indica que os eBooks mais baratos venderam mais.

As vendas diretas – das editoras para os clientes – também cresceram: US$ 1 bilhão em 2011 contra US$ 702 milhões no ano anterior. Isso confirma a versatilidade do mercado norte-americano, onde 80% dos editores já são familiarizados com eBooks, e 11% trabalham exclusivamente com esse formato. Dessas editoras, 36% já têm 10% da receita oriunda dos livros digitais (Aptara/Publishers Weekly).

No Brasil – país apontado como o terceiro mercado de eBooks do mundo – parece que a coisa ainda vai demorar um pouco para deslanchar. Em 2011 foram lançados 5,2 mil títulos em 2011, que geraram uma receita de apenas R$ 862 mil.

Via DBW

 

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