Trazemos ao Brasil a Simplicissimus Book Farm

da Redação Artigos 2 Comments

J. Fernando Tavares e Antonio Tombolini, em Milão/Itália

J. Fernando Tavares (Simplíssimo) e Antonio Tombolini (SBF), em Milão/Itália

A Simplíssimo estreia acompanhada de uma parceria de peso: a italiana Simplicissimus Book Farm (SBF), distribuidora européia de e-books. É um passo importante para o mercado brasileiro estar sintonizado com empresas avançadas e inovadoras como a SBF.

Através da parceria Simplíssimo/SBF, o editor brasileiro passa a contar com serviços especialmente desenvolvidos para a implementação do e-book, da conversão de livros para os formatos e-book mais utilizados do mercado, até o controle completo da distribuição e comercialização do catálogo de e-books.

Histórico da Simplicissimus Book Farm

Em 2004, Antonio Tombolini, fundador da SBF, começou a interessar-se pelo e-book, impulsionado por uma paixão pela leitura, pelos livros e a internet.

Pioneira na Europa

Tombolini descobriu a pesquisa e as patentes feitas pela empresa americana eInk, que na época desenvolvia uma abordagem revolucionária ligada à exibição de texto digital: não mais pixels acesos constantemente enviando radiação para os olhos, consumindo muita energia e demandando um ângulo definido para a leitura; mas uma página de papel eletrônico, onde o texto é “impresso” na tela, que fica desligada durante a leitura e torna a experiência absolutamente confortável, mesmo em plena luz solar, com um amplo ângulo de visão, muito semelhante ao da leitura em uma página de papel.

Com todas as vantagens que o texto digital tem, e o papel não.

Em 2005 Tombolini começou a conversar com alguns amigos, falando das possibilidades que existiam nesta área. A um deles Tombolini disse: “os leitores de e-book com base em tinta eletrônica vão estar para o papel, como os iPods e os MP3 players estão para a música.”

É o que acontece hoje. Exatamente o que disse Jeff Bezos, um ano e meio depois, no lançamento do Kindle, o aparelho da Amazon baseado em eInk, papel eletrônico.

Tombolini começou a querer conhecer mais e a acompanhar, em particular, o desenvolvimento de um projeto avançado e ambicioso, iniciativa do grupo Philips, a criação da empresa iRex Technologies. A missão da iRex era o desenvolvimento de dispositivos baseados em papel eletrônico. Tombolini viu de perto o nascimento do iLiad, em contato estreito com alguns dos pesquisadores e desenvolvedores da iRex, desde as primeiras fases de testes.

Baseando-se nisso, amadureceu a idéia de adquirir a distribuição do iLiad para a Itália. Com este objetivo Tombolini ganhou a confiança de alguns investidores privados e, em junho de 2006, foi oficialmente criada a Simplicissimus Book Farm – SBF.

Atualmente a SBF dedica-se à distribuição não só do iLiad, mas de todos os leitores de livro eletrônico disponíveis no mercado europeu. Mas ela foi além, oferecendo serviços de conversão, produção e distribuição de e-books para os editores, e desenvolvendo aplicações profissionais baseadas no papel eletrônico para reduzir e eliminar o uso excessivo de papel.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoTrazemos ao Brasil a Simplicissimus Book Farm

Comments 2

  1. Pingback: Nasce la partnership tra Simplicissimus-Simplìssimo per la distribuzione di Stealth in Brasile « SBF Blog

  2. Pingback: The UK’s Book Depository launches store, Brazil store next | Bookbee ebooks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.