Livro digital

Nova Pesquisa Brasileira de Livros Incluirá eBooks

da Redação Ebooks, livro eletrônico, Notícias 3 Comments

Com o intuito de apresentar um panorama do comportamento leitor dos brasileiros, o Instituto Pró-Livro (IPL), sob a direção de Karine Pansa, já está em processo de apuração dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A última edição foi divulgada em 2008 e o novo estudo deve ser apresentado em novembro deste ano.

O propósito da pesquisa brasileira é diagnosticar e medir o comportamento leitor da população, especialmente com relação aos livros, e levantar junto aos entrevistados suas opiniões relacionadas à leitura. O estudo também aproveita para conhecer melhor a percepção da leitura no imaginário da sociedade e definir o perfil dos leitores e também dos não leitores de livros, além de buscar identificar suas preferências e seus os canais de acesso aos livros, bem como as principais barreiras à leitura.

Nesta nova edição foram incluídas questões com o objetivo de identificar o uso e o interesse dos brasileiros pelo livro digital, os eBooks. A partir destes dados será possível avaliar se esse formato realmente trará impacto no comportamento leitor. Outro ponto ampliado na terceira edição da pesquisa será a avaliação sobre a qualidade e o uso das bibliotecas em todo o Brasil.

O desenvolvimento do estudo foi realizado pelo Ibope Inteligência, sob a direção e coordenação do Instituto Pró Livro, através de uma pesquisa quantitativa de opinião com aplicação de questionário, estruturado por meio de entrevistas presenciais (com duração média de 60 minutos), realizadas nos domicílios.

Para a nova gestão do IPL é de extrema importância que a pesquisa seja atualizada para promover este novo perfil, a fim de tomar iniciativas para melhorar ainda mais o quadro dos leitores brasileiros.

Sobre o Instituto Pró Livro

Nos últimos anos importantes passos foram dados para a promoção e estímulo a leitura no Brasil, uma das principais metas do IPL, mas ainda são muitos os desafios. Firme ao propósito de dar continuidade aos projetos que visam reverter esse cenário, Karine Pansa que assumiu no mês de junho a presidência do Pro Livro, ao lado de diretores que representam as entidades do livro como CBL (Câmara Brasileira do Livro), Abrelivros (Associação Brasileira dos Editores de Livros Escolares) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) tem dado total apoio à nova edição da pesquisa.

Notícia do site Inteligemcia.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoNova Pesquisa Brasileira de Livros Incluirá eBooks

Comments 3

  1. ..::Eu vejo uma das principais barreiras com relação a leitura. É exatamente o preço dos livros. Mas também afirmo, livros cansativos ou repetitivos. "O imaginário é muito bom"::..

    1. Oi Jô!!!! me salva….meu not tá sem querer carregar será q é o carregador…agente aperta no botão de ligar ele até acende a luz + logo apaga pq tá sem carga….acho q deve ser o carregador…help-me….bjux!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *