Nova tecnologia permite interação entre autor e leitor dentro do eBook

Nina Sarti Notícias 1 Comment

O conceito de leitura social já não é mais novo para ninguém que se interesse pelo mercado de livros digitais. Nos últimos meses, andam pipocando iniciativas que prometem algum tipo de interação dos leitores com os livros e autores na forma de redes sociais, sites, plataformas de leitura ou de descoberta de novos títulos. A última novidade a aparecer no mercado é o WeJIT, tecnologia que permite que leitores interajam entre si e com o autor do livro que estão lendo em tempo real e sem sair do software de leitura.

O primeiro livro a fazer uso deste sistema é 11 Days in May, de JD Messinger. O próprio autor já criou 32 pontos de discussão sobre tópicos específicos dentro do eBook. “Este é um jeito incrível de me comunicar com meus leitores enquanto eles estão lendo o livro”, disse ele. “Ele permite que os leitores tenham diálogos e trocas vibrantes sobre as múltiplas ideias contidas neste livro. De certa forma, ele cria um clube de leitura instantâneo sobre qualquer assunto de que os leitores queiram participar e no qual queiram envolver outras pessoas”.

Nate Hoffelder, do The Digital Reader, argumenta que o WeJIT não é tão interessante pelo recurso de interação em tempo real entre autor e leitores, mas por outra função: a de acumular perguntas e anotações nas margens do livro, algo que hoje continua sendo muito mais presente nas obras impressas do que nas digitais. É bom lembrar que a Amazon já oferece recursos semelhantes há algum tempo: no Kindle, é possível seguir pessoas e visualizar suas anotações públicas; através do @author, os leitores podem postar perguntas a partir do eReader ou da página do autor no site da Amazon; e, com a função X-Ray, é possível visualizar as “camadas” do livro e definições da Wikipedia e do Shelfari. A diferença no caso do WeJIT é que cada tópico de discussão gerado dentro do livro se torna uma URL independente, que pode ser acessada – e editada – mesmo por pessoas que não tenham o livro.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoNova tecnologia permite interação entre autor e leitor dentro do eBook

Comments 1

  1. A plataforma Copia, presente no Brasil por meio do Submarino Digital Club, também possui essas características de interação dentro da obra, entre amigos, leitores e autores. Além de ser também uma rede social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *