Nova tecnologia permite interação entre autor e leitor dentro do eBook

Nina Sarti Notícias 1 Comment

O conceito de leitura social já não é mais novo para ninguém que se interesse pelo mercado de livros digitais. Nos últimos meses, andam pipocando iniciativas que prometem algum tipo de interação dos leitores com os livros e autores na forma de redes sociais, sites, plataformas de leitura ou de descoberta de novos títulos. A última novidade a aparecer no mercado é o WeJIT, tecnologia que permite que leitores interajam entre si e com o autor do livro que estão lendo em tempo real e sem sair do software de leitura.

O primeiro livro a fazer uso deste sistema é 11 Days in May, de JD Messinger. O próprio autor já criou 32 pontos de discussão sobre tópicos específicos dentro do eBook. “Este é um jeito incrível de me comunicar com meus leitores enquanto eles estão lendo o livro”, disse ele. “Ele permite que os leitores tenham diálogos e trocas vibrantes sobre as múltiplas ideias contidas neste livro. De certa forma, ele cria um clube de leitura instantâneo sobre qualquer assunto de que os leitores queiram participar e no qual queiram envolver outras pessoas”.

Nate Hoffelder, do The Digital Reader, argumenta que o WeJIT não é tão interessante pelo recurso de interação em tempo real entre autor e leitores, mas por outra função: a de acumular perguntas e anotações nas margens do livro, algo que hoje continua sendo muito mais presente nas obras impressas do que nas digitais. É bom lembrar que a Amazon já oferece recursos semelhantes há algum tempo: no Kindle, é possível seguir pessoas e visualizar suas anotações públicas; através do @author, os leitores podem postar perguntas a partir do eReader ou da página do autor no site da Amazon; e, com a função X-Ray, é possível visualizar as “camadas” do livro e definições da Wikipedia e do Shelfari. A diferença no caso do WeJIT é que cada tópico de discussão gerado dentro do livro se torna uma URL independente, que pode ser acessada – e editada – mesmo por pessoas que não tenham o livro.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Nina Sarti

Nina Sarti é aspirante a jornalista e apaixonada por literatura – no papel desde sempre, e na tela desde o seu primeiro e-reader, que leva por aí para mostrar às pessoas que e-book não é nenhum bicho de sete cabeças.

SimplíssimoNova tecnologia permite interação entre autor e leitor dentro do eBook

Comments 1

  1. A plataforma Copia, presente no Brasil por meio do Submarino Digital Club, também possui essas características de interação dentro da obra, entre amigos, leitores e autores. Além de ser também uma rede social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.