Nova versão do Adobe Digital Edition traz novidades!

Fernando Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Neste dias foi lançada a versão 3.0 do Adobe Digital Edition (ADE), o mais difuso e conhecido software leitor de ePub. Você pode baixar a nova versão aqui tanto para windows quanto para OsX.

Mesmo sendo o mais conhecido e usado é um dos mais lentos na evolução.  De fato as mudanças na versão foram poucas mas significativas.

Novo DRM, mais seguro

Não sei sinceramente se estávamos precisando disso. Mas enfim, o sistema DRM da Adobe é o mais usado (e um dos mais falhos). A Adobe está trabalhando para tentar melhorar este cenário e a nova versão do DRM visa deixar a proteção contra cópia mais robusta.

Melhor suporte para layout vertical

Está aí uma funcionalidade do ADE bem pouco conhecida pelos ocidentais, enquanto permite a vigualização de eBooks em língua Japonesa ou Chinesa que precisam de uma disposição vertical do texto.

Melhor suporte ao CSS 2.1

Para os mais leigos pode parecer uma afirmação estranha, mas se isto for verdade é um passo muito importante na evolução do suporte às funcionalidades do ePub e do ePub3 pois permite um design mais preciso e um melhor controle do nosso texto usando as características da especificação CSS 2.1.
Vamos ver o que podemos fazer agora com o ADE

– Suporte à propriedade “position”

Esta é uma boa novidade pois abre as portas ao formato Layout Fixo. Com esta propriedade podemos posicionar um determinado objeto, box ou texto em um posição precisa usando valores fixos em pixel. É um recurso usado para a criação de eBooks com Layout Fixo.
Nos eBooks normais é algo a ser usado com muita cautela!

– Suporte à propriedade z-index

Outra novidade que permite o controle do layout no ePub com Layout fixo. Com esta propriedade do CSS podemos definir a posição em primeiro plano ou segundo plano de um objeto.
Lembram de quanto nos cursos eu dizia que não era possível usar imagens de fundo e que era necessário evitar este recurso? Bem, continuem evitando o uso, mas se o código é bem feito é possível criar efeitos agradáveis!

imagemADE

Uma foto com legenda (texto com fundo branco) sobre a imagem, usando o recurso da posição fixa combinada com o z-index.

– Melhorado o suporte à propriedade Float

Outra característica que irá ajudar a melhorar o design dos nossos eBooks.

Conclusão

Muitas coisas poderiam ter melhorado, eu sei. Atualmente o ADE pode abrir um arquivo no formato ePub3 e  suporta alguma características deste formato, ainda que de maneira muito limitada.
Obviamente o que mais sentimos falta é a ausência do suporte à multimídia, vídeo e áudio, mas precisamos considerar que o número de eBook distribuídos com estas características é ainda muito limitado.
O ADE irá suportar estas características de multimidia quando atualizar o suporte ao ePub3 e acredito que seja esta a direção visto que o software principal da Adobe, o Indesign, já está fazendo passos grandes nesta direção.

Se você está interessado a aprender a produzir arquivos ePub e ePub3 fique ligado nos nossos cursos online!

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoNova versão do Adobe Digital Edition traz novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *