Nova versão do ePubcheck 3

Fernando Ebooks, Notícias 1 Comment

Quem trabalha com produção de ebooks no  formato ePub sabe quanto é importante ter instrumentos que ajudem a controlar a qualidade técnica do arquivo em produção. O epubcheck visa justamente auxiliar na tarefa de criação de arquivos de qualidade (ao menos, tecnicamente falando).

Com a chegada da versão 3 do ePub foi lançada uma nova versão do epubcheck, um software opensource. O programa está continuamente em atualização e nestes dias foi lançada a ultima versão, que resolve alguns bugs e acrescenta funcionalidades úteis para controlar com mais eficácia os arquivos. É possível baixar a versão atualizada aqui.

O programa é feito em Java e para quem não tem experiência com a linha de comando, pode ser complicado utilizá-lo. Aconselho portanto o uso de aplicativos que facilitem o teste dos arquivos ePub. Existem várias versões pela internet a pagamento e gratuitas, entre elas, uma versão gratuita da Simplíssimo já atualizada para a última versão do ePubcheck 3 (baixe gratuitamente aqui).

Com o ePubcheck 3 é possível fazer o controle do ePub 2 também.

A BlueGriffon criou  um validador de ePub 3 não baseada no ePubcheck 3. Esta versão não valida os arquivos do ePub 2, é baseada no Firefox e é a pagamento. Pode ser um interessante complemento para quem precisa criar arquivos ePub 3 de alta qualidade.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Fernando

A equipe de produção da Simplíssimo publica periodicamente tutoriais e dicas sobre publicação.

SimplíssimoNova versão do ePubcheck 3

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.