the reading room

As novas concorrentes das livrarias

Eduardo Melo Ebooks, Mercado Deixe um comentário

Amazon, Google, Apple… não existe um livreiro hoje, no mundo, que não enxergue tempos difíceis na competição com as empresas de tecnologia. A verdadeira “Nêmesis” das livrarias, porém, pode ser totalmente diferente.

Sediada na Austrália, a rede social de leitores The Reading Room não é a maior da sua espécie (é menor que a brasileira Skoob e 10 vezes menor que a americana Goodreads). Porém, como argumenta a edição de hoje do Digital Book World, a The Reading Room tem algo que as suas competidoras não têm: um sistema para vender ebooks e um aplicativo de leitura. São 500 mil usuários, que poderão adquirir ebooks de 180 editoras, inclusive as principais editoras do mercado norte-americano.

Para quem nunca experimentou, uma rede social de leitores oferece funcionalidades semelhantes a um Facebook, mas com atualizações dedicadas às leituras dos usuários, comentários e avaliações sobre livros, espaço para promover trocas de exemplares, etc. Se é uma rede que reúne só gente interessada em ler, faz o maior sentido ter uma opção para as pessoas comprarem livros, e principalmente ebooks.

A iniciativa da empresa australiana chama atenção, por ser a primeira rede de leitores que abre uma livraria própria. Em geral, estas redes oferecem isso, mas redirecionam o usuário para sites de lojas parceiras – caso da Goodreads, que gera renda através de vendas afiliadas da Amazon. A The Reading Room montou sua livraria usando o sistema white-label da Bluefire (a mesma que do conhecido app de leitura), com ebooks fornecidos pela distribuidora Baker & Taylor.

Se a internet e o comércio eletrônico se fundamentam em relacionamento com o usuário, as redes sociais são as operações mais bem equipadas para competir pelo tempo, atenção e dinheiro dos usuários. Principalmente se forem redes sociais segmentadas por nicho/gênero, como são as redes de leitura.

Definitivamente, a vida dos livreiros não será fácil nos próximos anos.

Fonte: DBW

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoAs novas concorrentes das livrarias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *