Design responsivo no iBooks

Fernando Ebooks, Notícias 3 Comments

A Apple, com o iBooks, está um passo à frente quando o assunto é a tecnologia do seu leitor de livros digitais. A possibilidade de criar eBooks bem feitos, bonitos, posta ao alcance de editores, autores e designers, é muito importante. Não são poucas as vezes que bons conteúdos perdem a eficácia, por conta de uma estética pobre.

Pelo fato de usar o motor de rendering webkit (entenda melhor), o iBooks dispõe de funções avançadas, não só áudio ou vídeo. É possível criar um layout que se adapta conforme o aparelho e o tamanho da tela, o chamado design responsivo. Esta função passa despercebida por não ser tão chamativa, mas de fato é um recurso que permite design sofisticado ao livro digital, um design “silencioso”, que deixa aquela sensação agradável de beleza que os amantes da leitura sentem, quando pegam em mãos um livro bem feito.

Vou fazer um exemplo concreto.

Na uma série de livros que a Simplíssimo disponibilizou na Apple, semana passada, alguns estão com recursos de design responsivo, simples mas eficazes. Na versão do livro para iPad, temos o design da folha de rosto e das entradas de capítulos que respeitam o tamanho da tela do iPad.

Folha de rosto e abertura de capítulos como aparece no iPad, na posição vertical.

Este mesmo livro, se aberto no iPhone, sem acrescentar nenhum recurso particular, irá apresentar estas páginas de modo errado ou pouco estético.

No iPhone, que possui tela menor, a folha de rosto não aparece completa e a abertura de capítulo rouba muito espaço ao texto.

Colocando dentro do arquivo uma instrução que diga a ele para “perceber” qual é o tamanho da tela usada (o chamado media query), podemos fazer com que o design se adapte ao tamanho da tela. No exemplo dado, foi diminuído o espaçamento entre titulo e texto, e também o tamanho do titulo do livro, para desfrutar melhor o espaço menor da tela do iPhone.

O mesmo livro anterior, agora com um “Media Query” específico para o iPhone.

Muitas outras mudanças podem ser preparadas, até mesmo trocando de modo quase completo o design do livro, de modo que seja mais elegante e funcional em telas pequenas. Deste modo o arquivo ePub se adapta de maneira correta, aos diferentes tamanhos de tela dos aparelhos leitores. Isso implica um trabalho de planejamento e design, bem diferente do que uma simples conversão do arquivo PDF para o ePub.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Fernando

A equipe de produção da Simplíssimo publica periodicamente tutoriais e dicas sobre publicação.

SimplíssimoDesign responsivo no iBooks

Comments 3

  1. Excelente realmente, mas o que vejo é que vivemos hoje no e-book o que acontecia num passado não tão distante com a falta de padronização dos navegadores web, onde precisávamos "rebolar" para conseguir manter a experiência do usuário em diversos navegadores.

    Os usuários da Apple, estão kms a frente de todos os outros players com relação a qualidade e experiência de sua leitura, uma pena não podermos aplicar ainda o mesmo padrão para usuários android por exemplo.

  2. Pingback: SER HIPERMíDIA » Blog Archive » Design responsivo no iBooks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.