Adobe InDesign

Numerando Questões de Múltipla Escolha

Felipe Santos Notícias Deixe um comentário

Um dos recursos de produtividade mais interessantes – e também pouco utilizado – são os estilos de listas/marcadores. Encontre esta opção no sub-menu da paleta Paragraph > Bullets and Numbering. Imaginem a seguinte situação: aplicar questões de múltipla escolha numeradas (1, 2, 3), e que as respostas sejam letras (a, b, c). A ideia aqui é reiniciar as respostas para a, b e c quando começar cada nova questão.

Figura 1

Você até poderia aplicar manualmente uma reinicialização para alterar os números, mas existe um método mais rápido e eficiente.
A Figura 1 (acima) é um exemplo do nosso objetivo. Cada questão continua com a numeração seguinte da questão anterior. No entanto, a rotulagem para as respostas é redefinida após cada pergunta. Na área de opções de marcadores – Paragraph Styles > Bullets and Numbering – Figura 2, defina o List Type para Numbers, e o Numbering Style para 1, 2, 3, 4. Observe que o nível (Level) é fixado em um. Esse é o primeiro passo!

Figura 2

Figura 3

Vamos continuar aplicando letras para as respostas. Na seção Bullets and Numbering, aplique Number como o tipo de lista, mas altere o format de números para letras minúsculas – Figura 3 (acima). Você verá que surgiu um problema – Figura 4.

Figura 4

Em vez de as perguntas e respostas reiniciarem para cada questão, todos estão em uma longa sequência. A Figura 5 mostra o truque para fazer isso funcionar corretamente. Defina 2 para o nível das respostas. A opção para reiniciar os marcadores em Restart Numbers at This Level After se torna disponível. Deixe-a como Any Previous Level.

Figura 5

Devido as respostas estarem um nível acima das pergunta (Level 2)s, elas recomeçam com a letra “a”. E como as perguntas estão em um nível menor do que o das respostas (Level 1), elas continuam sua sequência. E se você quisesse uma serie de tópicos com cabeçalhos que não têm qualquer resposta, conforme mostrado na Figura 6, abaixo?

Figura 6

Defina os cabeçalhos que você fez antes, mas com duas importantes diferenças – Figura 7: Em primeiro lugar, defina o formato para None. Isso faz com que os cabeçalhos com listas numeradas não tenham nenhum número visível. Segundo, defina o modo de início para 1. Isso faz com que cada cabeçalho comece novamente um número 1 invisível. Quanto aos passos seguintes, defina conforme desejar. Fácil, não?

Experimente você mesmo e torne a produção de listas com marcadores uma tarefa prática e eficiente com a criação de estilos corretamente configurados.

Figura 7

Abraço! e até o próximo artigo.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Felipe Santos

Felipe Santos é designer e produtor gráfico com mais de 20 anos de experiência nas áreas de pré-mídia, editoração e tratamento de imagens. Formado em design gráfico, na UNESA e pós-graduado em design estratégico na ESPM/RJ. É ACE - Adobe Certified Expert e ACI - Adobe Certified Instructor em Photoshop e InDesign. Ministra, desde 1998, aulas particulares e workshops sobre aplicativos Adobe para profissionais e empresas pelo Brasil. Já capacitou dezenas de turmas em cursos de extensão das principais escolas do Rio de Janeiro – CCAA; WOC e Infnet.

SimplíssimoNumerando Questões de Múltipla Escolha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.