O Futuro do Livro, pela IDEO – artigo

Colaboração do leitor Ebooks, livro eletrônico, Tecnologia Deixe um comentário

Revolução E-book

Quais são os próximos passos para os livros ao se pensar neles adequados em espaços digitais?

Chegou a época das tablets e de se pensar os livros, quadrinhos e tudo o que couber lá dentro, de uma forma coerente. Desde a distribuição até a forma como essa linguagem do livro será adaptada.

A mídia impressa ganha um espaço dentro desses novos suportes tecnológicos, e agora segue um momento de pesquisas e de descobertas de como adequar os livros nesses espaços.

O estúdio IDEO, que presta consultoria de Design para empresas, criou um conceito de experiência de uso da versão digital de um livro ou documento, centrando nas possibilidade interativas que o suporte tecnológico pode oferecer.

Eles separam as experiências em três formas: Nelson, Coupland e Alice; o que seria algo como o Livro acadêmico, o documento corporativo e o livro de romances tradicional.

O vídeo a seguir mostra os conceitos de interatividade e o pensamento do estúdio das possibilidades de experiência do usuário:

Pelo conceito, tudo tem uma cara de “colaborativo” e “interativo”, comentários em trechos de obras e uma porção de recursos interessantes. Mas eu – de forma alguma querendo parece retrógrado – me preocupo quando eu simplesmente quiser ler, refletir e imaginar sozinho, sem comentários ou check-ins de leitura. Mas é bacana ver gente pensando o livro digital sem replicar viradas de página e outras coisas que o livro impresso faz muito bem.

N. do. E.: O vídeo é “antigo”, mas sempre vale publicar ideias novas a respeito dele.

Artigo enviado por Luciano Andrade, do blog Pixel Torto.

O Futuro do Livro, pela IDEO

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Colaboração do leitor

SimplíssimoO Futuro do Livro, pela IDEO – artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *