O Futuro do Livro, pela IDEO – artigo

Colaboração do leitor Ebooks, livro eletrônico, Tecnologia Deixe um comentário

Revolução E-book

Quais são os próximos passos para os livros ao se pensar neles adequados em espaços digitais?

Chegou a época das tablets e de se pensar os livros, quadrinhos e tudo o que couber lá dentro, de uma forma coerente. Desde a distribuição até a forma como essa linguagem do livro será adaptada.

A mídia impressa ganha um espaço dentro desses novos suportes tecnológicos, e agora segue um momento de pesquisas e de descobertas de como adequar os livros nesses espaços.

O estúdio IDEO, que presta consultoria de Design para empresas, criou um conceito de experiência de uso da versão digital de um livro ou documento, centrando nas possibilidade interativas que o suporte tecnológico pode oferecer.

Eles separam as experiências em três formas: Nelson, Coupland e Alice; o que seria algo como o Livro acadêmico, o documento corporativo e o livro de romances tradicional.

O vídeo a seguir mostra os conceitos de interatividade e o pensamento do estúdio das possibilidades de experiência do usuário:

Pelo conceito, tudo tem uma cara de “colaborativo” e “interativo”, comentários em trechos de obras e uma porção de recursos interessantes. Mas eu – de forma alguma querendo parece retrógrado – me preocupo quando eu simplesmente quiser ler, refletir e imaginar sozinho, sem comentários ou check-ins de leitura. Mas é bacana ver gente pensando o livro digital sem replicar viradas de página e outras coisas que o livro impresso faz muito bem.

N. do. E.: O vídeo é “antigo”, mas sempre vale publicar ideias novas a respeito dele.

Artigo enviado por Luciano Andrade, do blog Pixel Torto.

O Futuro do Livro, pela IDEO

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Colaboração do leitor

SimplíssimoO Futuro do Livro, pela IDEO – artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.