Persuasivo e humano para com a humanidade, este clássico da filosofia representa um dos mais significativos tratados de ética do século XIX. A Base da Moralidade oferece o exame mais completo de Schopenhauer de temas éticos tradicionais e articula uma forma descritiva de ética que contradiz as teorias prescritivas racionalmente baseadas. A partir de sua polêmica contra a ética do dever de Kant, Schopenhauer antecipa os críticos contemporâneos da filosofia moral. Argumentando que a compaixão forma a base da moralidade, ele esboça uma perspectiva sobre ética na qual paixão e desejo correspondem a diferentes personagens morais, comportamentos e visões de mundo. Em conclusão, Schopenhauer define sua metafísica da moral, empregando o idealismo transcendental de Kant para ilustrar tanto a interconectividade do ser quanto a afinidade de sua ética com o pensamento oriental.
“Após considerações preliminares, em parte para mostrar a dificuldade do assunto, em parte para limpar o terreno (Parte I.), o tratado abre com uma crítica penetrante da Base Ética de Kant, do Princípio Principal de seu sistema e de suas formas derivadas. (Parte II, Capítulos I.-VI.) [4] A conclusão de Schopenhauer é que o Imperativo Categórico é uma teia muito habilmente tecida, mas na realidade nada mais que a velha base teológica disfarçada, sendo esta última o indispensável, embora invisível, prendedor de roupa para o primeiro; e que o tour de main de Kant de deduzir sua Teologia Moral da Ética é como inverter uma pirâmide. A teoria da Consciência é discutida a seguir (Capítulo VII). O elemento semi-sobrenatural que Kant introduziu sob a forma altamente dramática de um tribunal de justiça realizando uma sessão secreta no peito é examinado e eliminado; e Consciência é definida como o conhecimento que temos de nós mesmos por meio de nossos atos.”
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