Capa nome do livro

A Base da Moralidade

Arthur Schopenhauer


Capa nome do livro

A Base da Moralidade


Image
R$ 14.99 | Ebook

A Base da Moralidade oferece o exame mais completo de Schopenhauer de temas éticos tradicionais e articula uma forma descritiva de ética que contradiz as teorias prescritivas racionalmente baseadas.

Para comprar, comece aqui

Crie sua conta abaixo. Se já tem conta, faça login
Hidden
Hidden
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Persuasivo e humano para com a humanidade, este clássico da filosofia representa um dos mais significativos tratados de ética do século XIX. A Base da Moralidade oferece o exame mais completo de Schopenhauer de temas éticos tradicionais e articula uma forma descritiva de ética que contradiz as teorias prescritivas racionalmente baseadas. A partir de sua polêmica contra a ética do dever de Kant, Schopenhauer antecipa os críticos contemporâneos da filosofia moral. Argumentando que a compaixão forma a base da moralidade, ele esboça uma perspectiva sobre ética na qual paixão e desejo correspondem a diferentes personagens morais, comportamentos e visões de mundo. Em conclusão, Schopenhauer define sua metafísica da moral, empregando o idealismo transcendental de Kant para ilustrar tanto a interconectividade do ser quanto a afinidade de sua ética com o pensamento oriental.

“Após considerações preliminares, em parte para mostrar a dificuldade do assunto, em parte para limpar o terreno (Parte I.), o tratado abre com uma crítica penetrante da Base Ética de Kant, do Princípio Principal de seu sistema e de suas formas derivadas. (Parte II, Capítulos I.-VI.) [4] A conclusão de Schopenhauer é que o Imperativo Categórico é uma teia muito habilmente tecida, mas na realidade nada mais que a velha base teológica disfarçada, sendo esta última o indispensável, embora invisível, prendedor de roupa para o primeiro; e que o tour de main de Kant de deduzir sua Teologia Moral da Ética é como inverter uma pirâmide. A teoria da Consciência é discutida a seguir (Capítulo VII). O elemento semi-sobrenatural que Kant introduziu sob a forma altamente dramática de um tribunal de justiça realizando uma sessão secreta no peito é examinado e eliminado; e Consciência é definida como o conhecimento que temos de nós mesmos por meio de nossos atos.”

Arquivo ePub | Baixe ou leia online

Este ebook é fornecido em formato .epub -- o arquivo padrão usado pelas livrarias. Após a compra, você poderá ler aqui mesmo, no site da Simplíssimo, ou poderá baixar para ler em seu aparelho. A maioria dos dispositivos já saem de fábrica com um app de leitura instalado, mas caso precise instalar um app de leitura, os melhores são esses: Android: Google Play Reader ou Aldiko; iOS: Apple Books ou Google Play Books; Windows/Mac: Calibre (Windows, Mac, Linux).

Comprar
R$ 14.99