SimplíssimoCooperativismo Financeiro, percurso histórico, perspectivas e desafios

Cooperativismo Financeiro, percurso histórico, perspectivas e desafios

De cooperativa de crédito a principal instituição financeira do associado


Por Meinen, Ênio e Port, Márcio

R$ 59.00 - Livro digital, formato ePub 2 (11.5 MB)

Resumo

No contexto atual em que vivemos, todas as pessoas (e empresas também) necessitam de uma instituição financeira para realizar suas movimentações financeiras, desde as básicas (pagamento de contas do dia a dia) até as mais complexas (empréstimos, financiamentos, aplicações, …)
Ao escolher uma instituição financeira, a população brasileira conta com mais de 100 bancos atuando no país, incluídos os grandes bancos de varejo e também uma centena de instituições financeiras especializadas em algum nicho de mercado (crédito consignado, financiamento de veículos ou outras operações).
Estas instituições bancárias tem como característica ser de propriedade de um pequeno número de pessoas (os DONOS dos bancos) que buscam obter o máximo retorno possível (LUCRO) sobre o capital que possuem investido. Este lucro é obtido através das movimentações financeiras realizadas pelos CLIENTES, pessoas que não possuem nenhum poder de decisão sobre a forma de atuação do banco com o qual operam, apenas usufruindo dos produtos e serviços que utiliza e pagando o preço estabelecido.
Talvez por desconhecimento, a quase totalidade dos brasileiros realiza suas operações financeiras com os bancos tradicionais, principalmente com os cinco maiores acima citados. Ainda são poucos, menos de 10 milhões de pessoas, que já descobriram que SER CLIENTE não é a única opção existente. É possível SER DONO de sua própria instituição financeira, organizada em forma de cooperativa.
Uma COOPERATIVA é uma associação de pessoas, que nela ingressam voluntariamente (se tornando sócias) e que passam a fazer suas movimentações financeiras através dela, e não mais com os bancos tradicionais. Estes sócios passam a ser os DONOS da cooperativa, juntamente com centenas ou milhares de outras pessoas.
O livro aborda de forma detalhada a história, legislação, participação de mercado nacional e internacional, estrutura de governança e aspectos práticos de uma instituição financeira cooperativa.

Publique seu ebook

Dados do Livro

  • Publicado em 16/09/2016
  • ISBN: 9788582453537
  • Língua: PT
  • Páginas: 552
  • Formato: ePub 2
  • Tamanho: 11.5 MB

Como ler um ebook

Para ler no computador, instale um dos programas abaixo:
  • Adobe Digital Editions (Windows e Mac). Gratuito, é o programa mais usado para a leitura no computador.
  • Blue Fire Reader (Windows). Gratuito, tem os mesmos recursos do Adobe Digital Editions.
  • Calibre (Windows, Mac, Linux). Gratuito. Também converte arquivos, de Word para ePub, de ePub para Mobi, PDF, entre outros formatos.
Simplíssimo Livros Ltda © 2010-2018 - Praça Conde de Porto Alegre, 37/11 - (51) 991-77-4484 - Porto Alegre/RS - 90020-130 - Brasil