por Silvio Vinhal
Despétalas é o quarto livro de Silvio Vinhal a ser publicado, por enquanto, apenas como e-book, embora seja o livro que reúne seus primeiros poemas.
Composto, inicialmente, na década de 80, para participar de um concurso da UBE-GO, para essa edição os escritos foram revisitados e atualizados para se adaptarem às regras ortográficas e ao pensamento contemporâneo. Alguns, até ligeiramente lapidados, submetidos ao crivo do autor.
À época jovem, o poeta filtrava injustiças sociais e uma conjuntura política complicada, durante a ditadura militar, do ponto de vista de quem observava o mundo do interior de Minas Gerais, mergulhado em questões e descobertas existenciais e, também, alegrias e mazelas dos primeiros amores. Ou seja, um ser descobrindo a si e ao mundo, e ensaiando seus primeiros passos na literatura.
Alguns poemas deixam transparecer o espírito criativo e inovador do autor, bem como a experimentação, refletida em neologismos e alguns formatos inusitados.
Despétalas reserva boas surpresas e alguma melancolia. Como diz o poeta, esses versos, despetalados, agora “vão buscar abrigo em outros desafios”.
Arquivo ePub | Baixe ou leia online
Este ebook é fornecido em formato .epub -- o arquivo padrão usado pelas livrarias. Após a compra, você poderá ler aqui mesmo, no site da Simplíssimo, ou poderá baixar para ler em seu aparelho. A maioria dos dispositivos já saem de fábrica com um app de leitura instalado, mas caso precise instalar um app de leitura, os melhores são esses: Android: Google Play Reader ou Aldiko; iOS: Apple Books ou Google Play Books; Windows/Mac: Calibre (Windows, Mac, Linux).