SimplíssimoEnciclopédia Bíblica Católica
logos

Enciclopédia Bíblica Católica

Defesa da Fé


Por Alexandre Rogério Nogueira Gonçalves
Alexandre Rogério Nogueira Gonçalves

R$ 15.00 - Livro digital, formato ePub2 (2.5 MB)

Bônus incluso
Apostila - Não ultrapassar o que está escrito - I Coríntios 4,6!
 

Resumo

Este livro é dedicado aos fiéis católicos que desejam aprender mais sobre a fé que professam. Esta obra foi escrita com o objetivo de responder aos questionamentos mais comuns feitos por pessoas de outras denominações (protestantes) usando a própria Bíblia.
Publique seu ebook

Dados do Livro

  • Publicado em 22/04/2017
  • ISBN: 9788582454510
  • Língua: PT
  • Páginas: 478
  • Formato: ePub2
  • Tamanho: 2.5 MB

Como ler um ebook

Para ler no computador, instale um dos programas abaixo:
  • Adobe Digital Editions (Windows e Mac). Gratuito, é o programa mais usado para a leitura no computador.
  • Blue Fire Reader (Windows). Gratuito, tem os mesmos recursos do Adobe Digital Editions.
  • Calibre (Windows, Mac, Linux). Gratuito. Também converte arquivos, de Word para ePub, de ePub para Mobi, PDF, entre outros formatos.
Para tablets e smartphones, existe uma grande variedade de apps para leitura de ebooks. Quais nós recomendamos: Todos estes aplicativos reúnem certas características básicas: permitem aumentar o tamanho da fonte, trocar a cor de fundo da tela (modo noturno), marcar páginas. O iBooks permite consultar o significado de palavras, pois você pode instalar dicionários.
Para tablets e smartphones, existe uma grande variedade de apps para leitura de ebooks. Quais nós recomendamos: Todos estes aplicativos reúnem certas características básicas: permitem aumentar o tamanho da fonte, trocar a cor de fundo da tela (modo noturno), marcar páginas. O iBooks permite consultar o significado de palavras, pois você pode instalar dicionários.
Os ereaders têm telas em tons de cinza (sem cores) e não refletem a luminosidade ambiente, o que para muitas pessoas é bastante importante, para o conforto do leitura, ou para ler em ambientes muito iluminados (praia, piscina, etc). Existem várias opções disponíveis no Brasil, todas muito boas do ponto de vista técnico e bastante semelhantes. Sempre há opções com ou sem internet (para baixar os livros com mais facilidade), com ou sem luz embutida (para leitura noturna). Recomendamos que você faça uma pesquisa nas várias lojas, para encontrar o aparelho que combina melhor com você. Quem tem um Kindle, o mais famoso desses aparelhos, poderá ler nos formatos AZW (livro com proteção da Amazon), mobi, PDF e até em outros, desde que seja feita a conversão do arquivo. Quem adquirir um dos outros aparelhos, poderá ler no formato ePub, e também poderá converter de outros formatos para ePub - usando para isto o programa Calibre. Por expereriência, podemos afirmar com segurança que o ereader mais completo, e mais fácil de usar, certamente é o Kindle. Lembre-se, porém, que você sempre terá de ler seus ebooks usando o aparelho da Amazon, ou seus aplicativos. A Amazon tem apps para todas as plataformas e sistemas imagináveis, o que é vantajoso; porém, não poderá comprar ebooks em outras lojas e colocar no Kindle (você até consegue, mas terá bastante trabalho para fazer isso, o que prende a maior parte dos usuários à Amazon).
  • Kindle, da Amazon - há várias opções, começando geralmente em R$ 299.
  • Lev, da Saraiva - Aparelho muito bom, vale a pena conferir.
  • Kobo, na Livraria Cultura - Os aparelhos também são bons, há diversos modelos.

Comece a ler aqui!


Do autor do canal do YouTube Formação Bíblica Católica!

PORQUE ESTE LIVRO FOI ESCRITO

 

Após viver anos como boa parte dos autoproclamados católicos praticantes, indo à Igreja todo Domingo, ao mesmo tempo que não entendia nada do que se passava no altar nem as leituras da Bíblia, ocorreu um fato em minha vida que me acordou da letargia: a invasão da crença protestante na família da minha mãe.

Afim de buscar a Verdade, antes do que simplesmente mostrar que eu estava orgulhosamente certo, impus-me o dever de iniciar um metódico estudo das Sagradas Escrituras e assim conferir com meus próprios olhos em que consiste a Doutrina Católica, ao invés de simplesmente abandoná-la em face da imagem apresentada por pessoas externas, pois se queremos saber quem uma pessoa é, devemos perguntar-lhe primeiramente e não a outrem.

Após ter consolidado minha Fé, ao participar de diversos movimentos, como por exemplo os Vicentinos, tive a oportunidade de sentir na pele as dúvidas doutrinárias dos leigos e a carência de referências no clero que pudessem saná-las, pude compilar os ataques mais comuns à Doutrina Católica, passando em sequência ao árduo trabalho de respondê-los de forma coerente com a totalidade da Bíblia e o Magistério da Igreja.

A metodologia desta obra foca em mostrar a solidez da Fé Católica através do encadeamento conciso de passagens bíblicas, muitas vezes usadas contra a Doutrina Católica, mas que só encontram sua coesão sistemática dentro dela.

Peço-vos a colaboração quanto ao respeito aos direitos autorais desta obra, sendo a pirataria mais grave na missão cristã, pois além de ser crime diante dos homens, é pecado de furto que dificulta o alcance da evangelização a mais pessoas.

 

“Uma vez que, como todos os fiéis, através do batismo e da confirmação, são destinados por Deus ao apostolado, os leigos, individualmente ou reunidos em associações, têm obrigação geral e gozam do direito de trabalhar para que o anúncio divino da salvação seja conhecido e aceito por todos os homens, em todo o mundo; esta obrigação é tanto mais premente naquelas circunstâncias em que somente através deles os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo.”

Código de Direito Canônico, Cânone 225, §1º

 

“Convido todos a dedicar cada vez mais tempo à formação cristã, para ser discípulo de Cristo, por meio da verdade e da vida”.

Papa Bento XVI

 

“Considerei legítima a Eucaristia realizada pelo bispo ou por alguém que foi encarregado por ele. Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja Católica.”

Inácio de Antioquia,
bispo cristão martirizado por volta do ano 107 d.C. por sua fidelidade a Cristo
Carta aos Esmirniotas

 

Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.”

II Timóteo 3, 16

 

PORQUE VOCÊ DEVE LER ESTE LIVRO

 

O principal motivo para ler este livro é amar verdadeiramente a Deus e seu corpo, a Igreja.

 

“Só amamos aquilo que conhecemos.”

Santo Tomás de Aquino, Doutor da Igreja

 

“Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja – porque somos membros de seu corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne. Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja.”

Efésios 5, 29-32

 

De forma complementar, devemos estar em estado de prontidão para mostrar a razão da nossa Fé e refutar os que a contradizem com as Escrituras.

 

“Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança”

I Pedro 3, 15

 

“Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso. Ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente, firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem.”

Tito 1, 7-9

 

Amostra: Os mortos permanecem unidos a Cristo

(Romanos 8, 38-39)

38. Pois estou persuadido de que NEM A MORTE, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades,
39. nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura NOS PODERÁ APARTAR DO AMOR QUE DEUS NOS TESTEMUNHA EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR.

Pax Christi! Benedictus qui venit in nomine Domini!

Comentário: Irmãos, aprendemos com o caríssimo Apóstolo São Paulo que nem a morte é capaz de encerrar a comunhão entre os membros do Corpo de Cristo, conforme:

(Hebreus 12, 22-23)
22. VÓS, ao contrário, VOS APROXIMASTES da montanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da JERUSALÉM CELESTIAL, das miríades de anjos,
23. da ASSEMBLÉIA FESTIVA DOS PRIMEIROS INSCRITOS NO LIVRO DOS CÉUS, e de Deus, juiz universal, e das ALMAS DOS JUSTOS QUE CHEGARAM À PERFEIÇÃO,

(Romanos 8,10-11)
Ora, se Cristo está em vós, O CORPO, em verdade, ESTÁ MORTO pelo pecado, MAS O ESPÍRITO VIVE pela justificação.
Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, TAMBÉM DARÁ A VIDA AOS VOSSOS CORPOS MORTAIS, PELO SEU ESPÍRITO QUE HABITA EM VÓS.

Comentário: E assim, o é, com vistas a Promessa que Jesus Cristo fez a todos os seus seguidores que cumprissem seus mandamentos ainda em vida na terra.

(São João 14,23)
Respondeu-lhe Jesus: SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA E MEU PAI O AMARÁ, E NÓS VIREMOS A ELE E NELE FAREMOS NOSSA MORADA.

Comentário: E já nesta vida POSSAMOS EXERCER TAL COMUNHÃO ÍNTIMA a ponto de PODEMOS DIZER COMO SÃO PAULO:

(Gálatas 2,20)
Eu vivo, mas já não sou eu; É CRISTO QUE VIVE EM MIM. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Comentário: Tal promessa de COMUNHÃO ÍNTIMA que não será revogada pelo fato do FIEL TER FALECIDO.