Capa nome do livro

O PAPEL DE PAREDE AMARELO
Versão Original

Charlotte Perkins Gilman


Capa nome do livro

O PAPEL DE PAREDE AMARELO
Versão Original

Charlotte Perkins Gilman


Adquira este ebook aqui:

Link Amazon

Arquivo ePub | Baixe ou leia online

O Papel de Parede Amarelo (no inglês, The Yellow Wallpaper) é um conto de 6000 palavras escrito pela escritora estadunidense Charlotte Perkins Gilman. Foi publicado primeiramente em 1892 pela New England Magazine. É tido como um dos precursores da literatura feminista Americana, ilustrando atitudes do século XIX da saúde mental e física da mulher.
A história é escrita em primeira pessoa, como uma espécie de diário. A narradora é uma mulher, cujo marido – um médico – confinou-a em um quarto que ele alugou durante o verão. Ela é proibida de trabalhar e se vê obrigada a esconder dele o seu diário, para que ela possa se recuperar do que ele diagnosticou como sendo uma “depressão nervosa temporária – uma leve tendência histérica”, um caso comum nas mulheres dessa época. As janelas do quarto possuem grades e há um portão no topa das escadas, permitindo a seu marido controlar seu acesso ao restante da casa.
O conto ilustra o efeito do confinamento na saúde mental da narradora, e sua propensão à psicose. Não tendo nada para estimulá-la, ela se torna obsessiva pela textura e cor do papel de parede do quarto. Obra reflexiva e inquietante. Leitura indispensável!

Simplíssimo Livros Ltda © 2010-2018 - Praça Conde de Porto Alegre, 37/11 - Porto Alegre/RS - 90020-130 - Brasil
Abrir chat
Chat via Whats (51) 98628-2293