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Ebook O que os jogos de entretenimento têm que os educativos não têm

7 princípios para projetar jogos educativos eficientes


“Uma leitura obrigatória e extremamente iluminadora da área de jogos e educação” – Rafael Baptistella, responsável pelo design de jogos para EaD da Universidade Positivo

“Considero a pesquisa de Leandro Costa pioneira. Recomendo profundamente o livro dele.” – Fabiano Naspolini, editor-chefe do portal fabricadejogos.net

“Este trabalho representa, sem dúvida, um avanço importante no conhecimento.” – Rita Maria de Souza Couto, Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Design Educação da PUC-Rio

Esta é a versão digital e com figuras coloridas do livro impresso. Ela foi produzida para comemorar os 10 anos desta pesquisa que revelou os 7 princípios que fazem com que jogos de entretenimento (digitais ou físicos), quando aplicados para fins educativos, atinjam resultados de aprendizagem extraordinários – ironicamente muito acima dos resultados produzidos por jogos educativos em geral.

Entre os exemplos desses jogos de entretenimento estão o Xadrez, os RPGs e os videogames. Mas nem sempre é possível encontrar jogos de entretenimento que abordem conhecimentos mais específicos ou que estejam acessíveis a determinadas realidades. Daí a necessidade de se projetar jogos educativos que sejam tão eficientes quanto os jogos de entretenimento citados.

Assim, outra grande contribuição da pesquisa de Leandro Costa foi a apresentação de um método que radicalizou, indo na contramão da forma convencional de se pensar jogos educativos até então. O método inovador prioriza a diversão, muitas vezes em detrimento do próprio conteúdo a ser aprendido, mas conservando pelo menos a estrutura deste ou uma similar a ela. Este método se mostrou eficiente não só na pesquisa como também depois dela ao longo desses 10 anos. O próprio autor e outros game designers o têm aplicado, trazendo à existência diversos jogos educativos que possuem os 7 princípios e que produzem resultados de aprendizagem tão impressionantes quanto os dos jogos de entretenimento estudados no livro.

Os 7 princípios e o método projetual do livro são igualmente úteis para a produção de outros tipos de serious games, como advergames e jogos para a saúde por exemplo. Isso porque todos esses jogos têm como meio para atingir seus objetivos a promoção de aprendizagens, sejam elas sobre as qualidades de um produto ou marca no caso dos advergames, ou de uma habilidade sensório-motora que foi prejudicada em um acidente de carro – no caso dos jogos para saúde.

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Dados do Livro

  • Por Leandro Costa
  • Publicado em 09/02/2018
  • ISBN: 9788595130692
  • Língua: por
  • Páginas: 136
  • Formato: ePub
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