SimplíssimoOs Aspectos e Impactos da Aplicação do BIM na Industria da Construção Civil

Os Aspectos e Impactos da Aplicação do BIM na Industria da Construção Civil


Por Renato R. Cardoso

R$ 30.00 - Livro digital, formato ( MB)

Resumo

Está obra tem como objetivo apresentar um estudo sobre a metodologia BIM, direcionada para estudantes e profissionais que atuam nas áreas de Engenharia e Arquitetura, esse material servirá como fonte de pesquisa acadêmica e proporcionar o aprendizado adequado.

Contudo, devemos considerar que com o surgimento de novas tecnologias na Indústria da Construção Civil, foi possível perceber o amadurecimento deste seguimento e com isso, a adesão de novas metodologias e formas de trabalho. Com isso, a chegada do BIM – Building Information Modeling, em português chamado de Modelagem da Informação da Construção, que se refere a um processo baseado em modelos tridimensionais inteligentes, que possibilita a criação e o gerenciamento de projetos de forma eficiente.

Publique seu ebook

Dados do Livro

  • Publicado em 31/12/2018
  • ISBN: 9788562069420
  • Língua: por
  • Páginas: 54
  • Formato:
  • Tamanho: MB

Como ler um ebook

Para ler no computador, instale um dos programas abaixo:
  • Adobe Digital Editions (Windows e Mac). Gratuito, é o programa mais usado para a leitura no computador.
  • Blue Fire Reader (Windows). Gratuito, tem os mesmos recursos do Adobe Digital Editions.
  • Calibre (Windows, Mac, Linux). Gratuito. Também converte arquivos, de Word para ePub, de ePub para Mobi, PDF, entre outros formatos.

Comece a ler aqui!


  • Justificativa e relevância

          No mercado da construção civil, erros em projetos podem ocasionar retrabalhos, ociosidade, perda financeira, desperdícios que podem ocasionar problemas associados à sustentabilidade, improdutividade podem ocasionar outros prejuízos e influenciam diretamente na construção da infraestruturas e alcance dos resultados. Nesse sentido, a expectativa é que o uso dessa metodologia possa permitir a integração e sincronização de todas as fases do empreendimento, desde o planejamento até a finalização (CBIC, 2016, p. 20).

 

Torna-se relevante e atraente esse estudo, considerando as transformações na Indústria da Construção Civil no mundo, ao que se refere à implementação de melhorias em processos de construção, controle e redução de custos, acompanhamento no ciclo de vida do produto, assertividade, transparência nos projetos, comunicação e alcance de resultados. O Governo Federal Brasileiro, acompanhando os avanços tecnológicos, instituiu como estratégia a resolução CE-BIM 1/2017, que aprova o regimento interno do Comitê Estratégico de implementação do BIM – Building Information Modelling, o mesmo possui caráter temporário e tem como finalidade propor a disseminação nacional do BIM. Com a criação do CE-BIM, o Brasil vem adotando medidas para regular, capacitar e difundir o assunto, o que inclui a instituição de novos protocolos, especificações de profissionais, incentivos educacionais acerca do desenvolvimento e implementação de programas de capacitação no tema. Ao perceber os benefícios na implementação do BIM, o Governo Federal Brasileiro e a iniciativa privada, criaram uma equipe multidisciplinar com o propósito específico, no entanto. Vale destacar que para a iniciativa privada, será empreendido o maior uso da tecnologia, uma vez que o foco será a Arquitetura e Construção Civil, conseguindo maior produtividade e eficiência nos processos relacionados, fatos que irão com certeza revolucionar a Indústria da Construção Civil Brasileira a uma Indústria 4.0 Ressaltando que o mesmo irá requer ações de investimentos em Capacitação, adoção de hardwares, softwares e outras tecnologias, considerando também a necessidade do poder de compra do Governo Federal, que visa estimula a utilização do BIM. Além da instituição de Normas Técnicas bem definidas para a empregabilidade dos recursos (McGraw Hill Construction, 2014)”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simplíssimo Livros Ltda © 2010-2018 - Praça Conde de Porto Alegre, 37/11 - (51) 991-77-4484 - Porto Alegre/RS - 90020-130 - Brasil